Google lança aplicativo para escrita à mão no Android
Handwriting Input é o nome do app para Android que o Google lançou nesta quarta-feira (15). Trata-se de uma ferramenta de reconhecimento de escrita à mão que aparece como uma alternativa aos teclados virtuais disponíveis para a plataforma.
Com a novidade, você pode escrever na tela do dispositivo usando a ponta do dedo ou, de preferência, uma stylus. O Google Handwriting Input reconhece a escrita quase que instantaneamente e converte as palavras em texto digital, não importa se a inserção for feita com caligrafia cursiva ou letra de forma.
Quando o app for executado pela primeira vez, você será instruído a baixar os pacotes dos idiomas utilizados. Depois, é só começar a usar. Talvez você tenha que definir o Handwriting Input como padrão nas configurações do Android para usá-lo nos aplicativos que não permitem escolher o método de entrada.
Nos testes que fiz para este post, o Handwriting Input reconheceu corretamente quase todas as palavras – em torno de 90%, eu diria (o que é muita coisa se considerarmos que a minha letra é de causar inveja em médicos).
A função de reconhecimento também funciona com símbolos. Se você desenhar um coração, por exemplo, verá várias opções de emojis correspondentes.
O Google oferece ainda a opção de reconhecimento online. Para ativá-la, basta clicar no botão com símbolo de nuvem na barra inferior do aplicativo. Ao fazê-lo, o Handwriting Input passa a utilizar os servidores do Google para reconhecer a escrita. A companhia ressalta que a ativação do modo ajuda no aperfeiçoamento da tecnologia.
Esse lançamento deve ajudar usuários que não se dão bem com os teclados virtuais convencionais, ainda que a escrita à mão tenha as suas limitações – é pouco prático usar a mesma mão para escrever e segurar o aparelho, por exemplo.
Mas os maiores simpatizantes da ferramenta devem ser os usuários de línguas que não utilizam o alfabeto latino. É o caso dos japoneses e dos chineses.
O Handwriting Input já está disponível no Google Play. O app funciona tanto com tablets quanto com smartphones, desde que o dispositivo rode o Android 4.0.3 ou superior.
Com informações: Android Central
Leia | Como ativar a digitação por voz no WhatsApp pelo Android ou iPhone