Google lança NotebookLM, app de anotações com recursos de IA, apenas nos EUA

NotebookLM foi apresentado na Google I/O e está disponível para usuários nos EUA. Aplicativo faz resumos e sugere questões para se aprofundar nos estudos.

Giovanni Santa Rosa
Por
Logotipo do Google
NotebookLM vai usar Gemini Pro, apresentado esta semana (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google liberou o NotebookLM para todos os usuários nos EUA. O aplicativo é voltado para anotações e usa inteligência artificial para entregar recursos extra, como resumir documentos e responder a perguntas.

Além do lançamento, o Google anunciou que o NotebookLM vai começar a usar o modelo Gemini Pro para compreensão dos documentos e raciocínio. O Gemini Pro foi apresentado esta semana e também será adotado pelo Bard.

O apelo do NotebookLM é criar resumos e sugerir questões relacionadas às anotações feitas. Dessa forma, ele pretende ajudar a compreender textos difíceis e fazer conexões entre vários documentos.

Limites maiores e novos recursos

Uma das novas ferramentas do NotebookLM permite transformar as anotações em outro formato. Basta selecionar as notas desejadas e o programa sugere um formato automaticamente, como um guia de estudos ou um rascunho de texto.

O usuário também pode escolher o formato desejado, como um e-mail, uma newsletter, um roteiro ou outros — a IA se encarrega de criá-lo.

GIF mostrando NotebookLM criando rascunho a partir de seis anotações
NotebookLM pode criar rascunhos de texto a partir de anotações (Imagem: Divulgação/Google)

O NotebookLM não funciona só depois das anotações — ele pode ajudar durante o processo. Segundo o Google, a IA pode oferecer ferramentas para melhorar sua escrita, sugerir ideias relacionadas com base no que você acabou de anotar e dar ideias de mais perguntas para você pesquisar. O app também responde a perguntas feitas, usando as fontes e as anotações como base.

Além de todas as novas ferramentas, o Google também aumentou os limites. Agora, o NotebookLM consegue usar até 20 fontes em seu caderno, cada uma delas com até 200 mil palavras.

Apenas para os EUA, por enquanto

O NotebookLM foi apresentado pelo Google em maio de 2023, durante a Google I/O, sua conferência para desenvolvedores. Em julho, ele ficou disponível apenas para um pequeno grupo de usuários.

Ainda em fase experimental, o NotebookLM agora está disponível para qualquer pessoa nos EUA. Não há previsão de quando ele vai chegar ao Brasil.

Com informações: Google, 9to5Google, The Verge

Relacionados