Como usar as notas autoadesivas no Windows 10

Saiba como usar as notas autoadesivas no Windows 10 para criar lembretes; a ferramenta ainda sincroniza os arquivos no OneNote

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Windows 10 tem recurso de notas autoadesivas (Imagem: Patrick Perkins/Unsplash)
Windows 10 tem recurso de notas autoadesivas (Imagem: Patrick Perkins/Unsplash)

O Windows 10 tem um recurso interessante para quem gosta de fazer anotações. Apesar de não ser muito conhecido, o aplicativo “Notas Autoadesivas” é uma espécie de post-it digital que permite criar lembretes sobre qualquer tarefa. Abaixo, vou te mostrar como usar essa ferramenta.

Como usar as notas autoadesivas no Windows 10

Por mais que o aplicativo seja bastante simples, ele é realmente funcional, entregando uma interface intuitiva e fluida. Por outro lado, a Microsoft ainda não permite que as notas permaneçam sobre outros aplicativos. A única alternativa é fixar o ícone do programa na barra de tarefas do sistema para ver os arquivos mais rapidamente.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como usar as notas autoadesivas no Windows 10:

  1. Clique na barra de pesquisa no canto inferior esquerdo;
  2. Digite “Notas Autoadesivas” e clique no ícone do app;
  3. Quando a ferramenta carregar, um novo “post-it” será aberto automaticamente. Escreva qual tarefa deseja lembrar — no menu inferior, você também pode deixar o texto em negrito ou até inserir uma foto, por exemplo;
    Processo para criar notas autoadesivas no Windows 10 (Imagem: Reprodução/Windows 10)
  4. Para alterar a cor da nota, clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione uma nova tonalidade;
  5. Caso queira deletar o “post-it”, repita o passo anterior mas desta vez clique em “Excluir anotação”.

Na interface principal do aplicativo, você pode visualizar todas as anotações feitas. Clicando em “Configurações” (ícone de engrenagem), é possível alterar o tema das notas autoadesivas, podendo ser “Claro”, “Escuro” ou sincronizado com o tema do próprio computador.

No mesmo menu, também aconselho que ative a opção “Habilitar informações”. Com isso, o programa entenderá certos tipos de texto e passará a oferecer ações específicas. Por exemplo, endereços de e-mails e links de sites serão clicáveis para facilitar o acesso.

Vale ressaltar que a ferramenta sincroniza os arquivos criados com o OneNote. Isso significa que você pode encontrar suas anotações em qualquer dispositivo, tanto pelo app da plataforma (Android/iOS) quanto pela web em onenote.com/stickynotes.

Pronto, agora você já sabe como usar as notas autoadesivas no Windows 10, um recurso simples mas que pode ser interessante para lembrar as tarefas do dia a dia.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados