Google testa no Chrome barra de desempenho com função de poupar RAM

Barra lateral com botões para economia de memória RAM e energia foi encontrada em versão de testes do Google Chrome para desktop

Emerson Alecrim
Por
Ilustração com a interface do Google Chrome
Google testa no Chrome barra de desempenho com função de poupar RAM (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Chrome carrega há anos a fama de ser um “devorador” de memória RAM, a despeito dos esforços do Google para atenuar esse problema. Mas a companhia continua tentando. A próxima medida pode ser um painel lateral de desempenho que dá acesso rápido aos modos de economia de RAM ou de consumo de energia.

De certo modo, o tal painel já existe. Mas, para acessá-lo na versão atual do Chrome para desktops, você deve abrir o menu principal, ir em “Mais ferramentas” e escolhe “Desempenho”.

Ali, você pode acionar o modo “Economia de memória”, que faz o Chrome liberar a RAM usada por abas inativas. Quem usa notebook também encontra ali o modo “Economia de energia”, que limita atividades em segundo plano e efeitos visuais para reduzir o consumo de recursos de processamento.

Em linhas gerais, ambos os modos funciona bem, ainda que possam trazer alguns incômodos, como certa demora para uma aba inativa ser recarregada. O problema é que esses recursos não são muito conhecidos. Isso pode mudar em breve.

A possível barra de desempenho do Chrome

O perfil Leopeva64 no X/Twitter encontrou em uma versão de testes do Chrome uma barra lateral que dá acesso rápido aos recursos de otimização de desempenho. O acionamento dessa coluna é feito via botão presente à direita da barra de endereços.

Clicando ali, a barra mostrará as opções de economia de memória e economia de bateria, além de uma botão de “saúde do navegador” que, provavelmente, exibirá estatísticas de uso de hardware pelo Chrome. Seria algo semelhante à barra “Conceitos básicos do navegador” existente no Microsoft Edge.

Barra lateral de desempenho encontrada em versão de teste do Chrome (imagem: Leopeva64/X/Twitter)
Barra lateral de desempenho encontrada em versão de teste do Chrome (imagem: Leopeva64/X/Twitter)

Para quando?

Ainda não há informação sobre quando e se o Google implementará a barra lateral de desempenho no Chrome. Por ora, o recurso está limitado ao Chrome Canary, canal de testes que antecede a fase beta.

Mas seria interessante o recurso chegar à versão principal, afinal, de nada adianta haver funções de otimização disponíveis se poucos usuários conhecem essas opções. Se a barra der acesso fácil a elas, será um avanço.

Enquanto isso, quem tem problemas com o navegador pode tentar algumas medidas para melhorar o desempenho do Chrome, como reduzir o uso de extensões e desativar a aceleração por hardware.

Relacionados