Google Tradutor é usado por turistas franceses para entender briga no Rio
Dois franceses e um suíço recorreram ao Google Tradutor para tentar entender por que estavam sendo expulsos de um camarote na Barra da Tijuca
Dois franceses e um suíço recorreram ao Google Tradutor para tentar entender por que estavam sendo expulsos de um camarote na Barra da Tijuca
A tecnologia nos ajuda a superar barreiras culturais e linguísticas — até nos momentos mais difíceis, malucos e esquisitos. Foi o que aconteceu com dois turistas franceses e um suíço no Rio de Janeiro: eles se envolveram em uma briga em uma boate na Barra da Tijuca e seu carro alugado foi alvo de tiros. Para tentar entender o que estava acontecendo, os três recorreram ao Google Tradutor para discutir com os agressores.
A confusão aconteceu na madrugada do dia 4 de agosto e vem sendo investigada desde então. Os dois franceses e o suíço estavam em um camarote quando um homem exigiu que eles se retirassem. Em seguida, houve uma confusão, com agressões físicas. Os seguranças separaram a briga. Do lado de fora, os envolvidos deram as mãos, mas foram expulsos mesmo assim.
A encrenca não parou por aí. Três homens ficaram esperando os turistas: o policial militar Gabriel Paixão Baptista, Israel Castilho Severino (apontado como integrante de uma milícia de Duque de Caxias) e um indivíduo identificado como Rogério Oliveira de Sá.
O Jeep Renegade alugado pelos estrangeiros foi alvo de coronhadas no vidro e depois de tiros. Os disparos atingiram um dos pneus traseiros e a mangueira de combustível do carro.
Dias depois, um amigo de Gabriel e Israel entrou em contato com o guia turístico que acompanhava os franceses e o suíço. Ele teria oferecido pagar os R$ 7,5 mil de franquia de seguro do carro alugado para “deixar o bagulho morrer”, nas palavras dele.
O bagulho, porém, parece não ter morrido. Gabriel e Israel foram presos preventivamente e indiciados por tentativa de homicídio.
Seja para pedir informações, comer em um restaurante ou não apanhar de milicianos, o Google Tradutor pode ser de grande utilidade quando você não domina o idioma local.
Já faz algum tempo que o aplicativo conta com um tradutor ao vivo de conversas. Desde 2020, ele passou também a contar com transcrição automática já no idioma de destino — bastante útil quando você está sendo expulso de um camarote, com todo aquele barulho.
A ferramenta oferece ainda um tradutor por foto, bem prático na hora de entender letreiros e placas, o que pode ajudar a localizar uma delegacia para prestar queixa depois de seu carro ter sido alvejado.
Com informações: O Globo.