HomeOS: novos HomePods devem ganhar sistema operacional de casa inteligente

Novos burburinhos indicam que homeOS será o nome do sistema operacional de dois HomePods com tela que a Apple lançará em 2025

Emerson Alecrim

Novos rumores indicam que a Apple lançará não um, mas dois dispositivos inteligentes para o lar. Um deles deve funcionar como um HomePod avançado com tela integrada. O outro deve ter proposta similar, mas ser mais barato. Espera-se que, em comum, ambos tragam o homeOS como software.

Isso significa que, se os rumores estiverem certos, a Apple terá um novo sistema operacional, este voltado a dispositivos de casa inteligente. Para tanto, o software deverá ter como referência o tvOS, sistema operacional que é a base dos dispositivos Apple TV.

É o que conta Mark Gurman em sua newsletter na Bloomberg. De acordo com o jornalista, que tem um extenso histórico de acertos sobre lançamentos da Apple, o homeOS deverá até ter suporte ao pacote de recursos de inteligência artificial Apple Intelligence.

Resta saber se o nome será esse mesmo, pois ele já foi usado por uma companhia rival. HomeOS é a denominação de um sistema operacional para automação residencial que a Microsoft Research começou a desenvolver em 2010, mas abandonou por volta de 2012.

Apesar da descontinuação do projeto, existe a possibilidade de a Microsoft ainda deter a denominação, até porque a página do HomeOS continua no ar.

Apple apresenta HomePod de segunda geração (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple HomePod de segunda geração (imagem: divulgação/Apple)

HomePod com tela de iPad

Se com o homeOS ou não, são cada vez maiores os rumores de que a Apple lançará um HomePod com tela. Aliás, um HomePod com tela de iPad e braço articulado, de acordo com uma informação dada pelo próprio Gurman no mês passado.

Esse dispositivo poderá custar por volta de US$ 1.000 (R$ 5.444) nos Estados Unidos. É por isso que um segundo HomePod com tela pode estar a caminho, mas com custo menor.

Apesar de simplificado, esse segundo dispositivo poderá ser capaz de executar o FaceTime e de controlar aparelhos do lar conectados a ele, por exemplo. O Apple Intelligence também poderá fazer parte dos recursos desse segundo dispositivo, segundo os rumores.

“Ambos os novos produtos são considerados colaborações entre os grupos de engenharia de hardware de dispositivos domésticos e de inteligência artificial da Apple”, complementa o jornalista.

Para quando? Ainda não há informação exata sobre data de lançamento. Mas espera-se que os novos HomePods com tela e homeOS (ou qualquer que venha a ser o nome do sistema operacional) sejam lançados em 2025.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.