Hugo Barra é o novo líder de realidade virtual do Facebook
O próprio Mark Zuckerberg fez o anúncio
O brasileiro Hugo Barra começou a semana anunciando a sua saída da Xiaomi depois de mais de três anos de serviços prestados. Mas ele vai terminar a semana empregado. E bem empregado: Barra irá trabalhar no Facebook. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) por ninguém menos que Mark Zuckerberg.
Antes da Xiaomi, Barra trabalhou no Google. Ali, ele atuou principalmente no ecossistema do Android (de 2010 a 2013) e se tornou bastante conhecido ao fazer apresentações relacionadas à plataforma em eventos como Google I/O. Na Xiaomi, uma das tarefas principais de Barra foi expandir as vendas dos smartphones da marca lançando-os fora da China.
No Facebook, Hugo Barra cuidará da área de realidade virtual — especialmente da divisão Oculus — como vice-presidente. Não é um segmento novo para ele: a Xiaomi tem um dispositivo de realidade aumentada, o Mi VR, que o executivo ajudou a lançar. Barra também se envolveu com projetos do tipo no Google.
O Facebook encara a realidade virtual como uma peça-chave para o seu futuro. A companhia vislumbra um cenário em que, com tecnologias do tipo, as pessoas se comunicarão de maneira muito mais imersiva. Os investimentos do Facebook em realidade virtual devem superar US$ 3 bilhões nos próximos dez anos.
Hugo Barra atuará em uma área bastante importante, como se vê. Não é por menos que o próprio Zuckerberg tratou de anunciá-lo (e o fez usando avatares, pois Barra está em Pequim acertando os detalhes da sua saída da Xiaomi):
Estou animado por Hugo Barra estar se juntando ao Facebook para liderar todos os nossos esforços de realidade virtual, incluindo a equipe da Oculus. Hugo está na China agora, então estamos juntos aqui via realidade virtual. Parece apropriado.
Conheço Hugo há muito tempo, desde quando ele ajudou a desenvolver o sistema operacional Android. Nos últimos anos ele trabalhou na Xiaomi em Pequim levando dispositivos inovadores para milhões de pessoas.
Hugo compartilha a minha visão de que a realidade virtual e a realidade aumentada serão a próxima grande plataforma de computação. Elas nos permitirão experimentar coisas totalmente novas e sermos mais criativos do que nunca. Hugo vai ajudar a construir esse futuro, e eu estou ansioso para tê-lo em nossa equipe.
O trabalho de Barra no Facebook deve começar dentro de dois meses.