Dona das GPUs PowerVR está à venda depois de perder sua maior cliente
Apple era responsável por mais da metade da receita da Imagination Technologies
A Imagination Technologies, empresa britânica mais conhecida por desenvolver os chips gráficos PowerVR para smartphones e tablets, informou nesta quinta-feira (22) que está aberta a propostas de compradores. Recentemente, ela anunciou que vai perder sua maior cliente: a Apple, que representa mais da metade de toda a receita da companhia.
Quando a Imagination anunciou que a Apple desenvolveria seus próprios chips gráficos para iPhones e iPads, as ações da pequena companhia imediatamente despencaram 70% na bolsa de Londres. A britânica tomou medidas para sobreviver, como tentar um acordo de licenciamento com a Apple e vender duas divisões menos rentáveis, mas parece que a situação continua difícil.
À Reuters, a empresa afirmou que recebeu propostas de interessados em comprar toda a Imagination Technologies e, por isso, decidiu abrir um processo formal de venda. Os nomes dos envolvidos nas negociações não foram divulgados, mas a publicação cita potenciais compradores: Intel, Qualcomm, MediaTek e CEVA (uma empresa de semicondutores que trabalha principalmente com chips de áudio).
Até a Apple poderia estar interessada na Imagination — inclusive, seria bem “conveniente” para a equipe de Tim Cook adquirir uma empresa que eles mesmos ajudaram a desvalorizar. A própria Apple detém 8% das ações da empresa britânica, que hoje tem valor de mercado de nada impressionantes 425 milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 1,8 bilhão).
É uma pena a situação da Imagination: o mercado de GPUs para dispositivos é extremamente concentrado nas mãos da Qualcomm (Adreno) e ARM (Mali), e as GPUs PowerVR entregavam altíssimo desempenho nos iPhones e iPads, muitas vezes superando seus rivais. E a perda da Apple não é o primeiro baque da empresa — outra que apostava no PowerVR era a Intel que, bem, você sabe.
Quem será que fica com a Imagination?