Instagram e Messenger tiveram problema para enviar mensagens nesta quinta (25)

Facebook Messenger ficou fora do ar em diversos países, e alguns não conseguem enviar DM via Instagram Direct

Felipe Ventura
• Atualizado há 2 anos e 11 meses
Instagram e Messenger

O Facebook Messenger ficou fora do ar para usuários em diversos países nesta quinta-feira (25), e isso acabou afetando algumas contas do Instagram – já que ele está sendo integrado às DMs do Direct. Podia surgir a mensagem “Infelizmente ocorreu um erro, tente novamente” ou “Conectando…”. A falha foi resolvida.

Instagram Direct e Messenger fora do ar

No DownDetector, usuários do Messenger reclamaram que o serviço esteve fora do ar hoje tanto no desktop como no celular, exibindo o aviso “Sem conexão com a internet” mesmo se você estiver conectado.

“Estou tendo problemas para acessar o Messenger no celular e através do Facebook; aparece que está aguardando rede e não envia nem recebe mensagens”, diz um dos relatos. “Perde a conexão com o servidor toda hora”, afirma outro.

Messenger e Instagram caíram hoje (Imagem: Reprodução / DownDetector)

Messenger e Instagram caíram hoje (Imagem: Reprodução / DownDetector)

Isso acabou respingando no Instagram, porque o Facebook está integrando o Direct e o Messenger em uma mesma infraestrutura. Como o processo é gradual, nem todo mundo sofreu com esse problema.

Praticamente todos os comentários na página do DownDetector sobre o Instagram mencionam uma falha com as mensagens: não há como enviar DMs, ou a lista de conversas não atualiza de forma automática.

Em dezembro de 2020, ocorreu um erro semelhante: o Instagram não conseguia mandar mensagens e o Messenger dava erro. O WhatsApp, que opera em uma infraestrutura diferente, não foi afetado.

Atualizado às 16h23

Leia | Como colocar mensagens automáticas na DM do Instagram

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.