Instagram ganha editor de fundos de imagens baseado em IA

Ferramenta usa IA generativa para criar cenários únicos para publicações nos Stories. Novidade já está disponível para usuários dos Estados Unidos

Lupa Charleaux
Por
Logotipo do Instagram
Novidade do Instagram é mais um reflexo dos investimentos da Meta em IA (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram lançou uma ferramenta para editar os fundos de imagens usando tecnologia de IA generativa. Por enquanto, a novidade foi disponibilizada apenas para usuários da rede social que moram nos Estados Unidos.

Conforme Ahmad Al-Dahle, líder de projetos de IA da Meta, o recurso permite modificar os planos de fundo de fotos diretamente pelo app. Então, os usuários podem seguir as sugestões da plataforma ou usar a criatividade para criar prompts de cenários únicos.

Gif Ilustrativo da ferramenta de edição de fundo de imagens do Instagram
Usuários do Instagram poderão usar a criatividade para criar fotos únicas para os Stories (Imagem: Divlgação/Meta)

A nova ferramenta do Instagram é acessada por meio de um ícone no canto superior do editor dos Stories. Em seguida, o usuário verá algumas sugestões de fundo. Por exemplo, “Sendo perseguido por dinossauros” ou “Em um tapete vermelho”.

Outra opção é criar prompts que descrevam o que a pessoa gostaria de ver como plano de fundo. Ademais, os Stories editados com IA terão um sticker “Experimente” e permitirá que seguidores e outras pessoas usem a mesma ideia em novas fotos.

Há poucos dias, a Meta anunciou a estreia da Imagine: plataforma gratuita que cria imagens em alta resolução a partir de prompts. A ferramenta é alimentada pelo modelo de geração de imagens EMU da própria big tech.

Vale dizer que a empresa de Mark Zuckerberg já disponibilizou 28 modelos alimentados por IA para os apps WhatsApp, Messenger e Instagram. Entretanto, essas novidades só estão disponíveis para os usuários dos Estados Unidos.

Instagram Notas ganha recurso para gravação de vídeos de 2 segundos
Instagram Notas permite publicar clipes que serão exibidos em looping (Imagem: Divulgação/Meta)

Instagram Notas ganha suporte para vídeos de 2 segundos

O Instagram anunciou mais uma novidade nesta semana, mas esta já está liberada para todos os usuários – inclusive os brasileiros. A ferramenta Notas agora permite postar vídeos de dois segundos. O clipe será exibido em looping por 24 horas no lugar da foto de perfil na parte superior da caixa de entrada do app.

Lançado em dezembro de 2022, as Notas permitem compartilhar breves atualizações. Isso inclui textos curtos ou a música favorita do dia. Do outro lado, os seguidores podem interagir enviando respostas em forma de texto, imagem, GIF, áudio e outros.

As recentes atualizações mostram que o Instagram está inserindo maneiras mais discretas de incentivar os usuários a compartilharem a própria rotina no app. Por exemplo, a rede social expandiu o recurso Close Friends para posts e Reels no mês passado.

Com informações: Ahmad Al-Dahle, TechCrunch e Engadget

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados