Instagram expande função Close Friends para posts e Reels

Novidade permite que usuários tenham mais controle de quem poderá ver as publicações na rede social. Veja como funciona

Lupa Charleaux
Por
Logotipo do Instagram
Usuários do Instagram poderão criar Reels apenas para a lista Close Friends (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Instagram está expandindo o famoso recurso Close Friends – ou Amigos Próximos, em português. Além dos Stories, os usuários da rede social poderão escolher limitar posts do feed principal e Reels para um grupo selecionado de seguidores.

A novidade começou a ser disponibilizada para donos de celulares com Android e iPhones (iOS) nesta terça-feira (14). Assim como ocorre com outras funcionalidades de plataformas da Meta, a atualização será lançada de forma gradual.

Tela do Instagram mostra opção de Amigos Próximos para Reels e Feed Principal
Nova opção de selecionar público está disponível na tela de editar legendas e outros detalhes (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Como publicar posts e Reels para Close Friends no Instagram?

Para criar posts no feed principal e Reels direcionados para a lista de Close Friends, a pessoa deve fazer os seguintes passos:

  1. Abra o app do Instagram no celular;
  2. Inicie a criação de um post ou reels (botão de + no centro do canto inferior do app);
  3. Antes de compartilhar o conteúdo, toque na nova opção “Público”;
  4. Escolha publicar o conteúdo para “Todos” ou somente “Amigos Próximos”;
  5. Toque em “Concluir”;
  6. Por fim, clique em “Compartilhar”.

Todas as publicações do Instagram direcionadas para Close Friends serão sinalizadas com um ícone verde com estrela ao lado do nome do usuário. Algo que já acontece com Stories e Notas voltados para os Amigos Próximos.

Vale citar que as interações dos posts ou Reels “privados” serão visíveis para todos do círculo de Close Friends. Dessa forma, eles poderão ver as curtidas e os comentários de outros usuários da lista.

Publicações marcadas com ícone verde de Amigos Próximos
Reels e posts para Close Friends serão sinalizados com um ícone verde (Imagem: Divulgação/Meta)

Mais privacidade para os usuários

A ferramenta Close Friends do Instagram foi lançada em 2018 e permite compartilhar stories para um grupo de pessoas selecionadas pelo próprio usuário. Logo, o recurso foi adotado por criadores como uma forma para ficar próximo dos seguidores e até monetizar o perfil.

A chegada da função ao Reels e aos posts do feed deve mudar a dinâmica da rede social da Meta. Por exemplo, as pessoas terão mais controle do que desejam compartilhar de forma pública ou somente com amigos próximos.

“Sabemos que nossa comunidade já usa o recurso como um espaço livre de pressão para se conectar com as pessoas que mais importam. Esperamos que isso gere mais formas de serem realmente autênticos e, ao mesmo tempo, terem mais opções sobre quem vê seu conteúdo”, destaca a nota de anúncio da rede social.

Por fim, antigos vazamentos indicam que o Instagram permitirá criar mais listas de Closed Friends. Caso isso se torne verdade, os usuários poderão considerar compartilhar conteúdos para “públicos” ainda mais selecionados.

Com informações: TechCrunch e The Verge

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Canal Exclusivo

Relacionados