Intel anuncia os primeiros Core de 8ª geração (e eles não são o Coffee Lake)
Kaby Lake Refresh leva processadores quad-core para mais notebooks
Kaby Lake Refresh leva processadores quad-core para mais notebooks
A linha de processadores da Intel acaba de ficar um pouquinho mais complicada nesta segunda-feira (21): a empresa anunciou os primeiros chips Core de oitava geração. Eles deveriam se chamar Coffee Lake, mas são apenas atualizações do Kaby Lake e, por enquanto, consistem basicamente de processadores quad-core de 14 nanômetros para notebooks.
Quatro modelos compõem a primeira leva, sendo dois Core i5 e dois Core i7, todos da família U, com TDP de 15 watts, quatro núcleos e oito threads (yay!). São eles:
Logo de cara, chama a atenção o fato dos quatro chips serem quad-core. Até então, a Intel reservava processadores de notebooks com quatro núcleos para a família H (entenda a sopa de letrinhas). Todos estão substituindo modelos dual-core na mesma faixa de preço, então não é surpresa que a Intel esteja divulgando um aumento de 40% de desempenho em relação à geração anterior.
Para manter o consumo de energia sob controle com os núcleos adicionais, a frequência base está menor (o Core i7–7660U, que foi substituído pelo Core i7–8650U, começava em 2,5 GHz, por exemplo). Outra alteração está na nomenclatura da GPU: ela se chamava Intel HD Graphics 620; agora é Intel UHD Graphics 620 para ressaltar a reprodução de vídeo em 4K (mas a arquitetura é a mesma).
Todo mundo estava aguardando o lançamento dos Coffee Lake. Talvez você tenha lido esse nome em alguns lugares, inclusive. Mas os chips apresentados aqui não são Coffee Lake. Como reforça o AnandTech: “A Intel apenas mencionou o Coffee Lake no contexto de que o lançamento de hoje não é o Coffee Lake”. Os quatro processadores “ainda são CPUs Kaby Lake na mesma tecnologia 14+, com pequenas atualizações e trazendo quad-core para os 15 watts”.
Na verdade, a oitava geração de processadores Core possui três nomes: Kaby Lake Refresh (que são os quatro chips de notebooks neste artigo), Coffee Lake (ainda em 14 nanômetros, com melhorias de verdade na microarquitetura) e Cannon Lake (com processo de 10 nanômetros). A Intel já abandonou a estratégia tick-tock, mas eu não esperava que isso fosse ficar tão complexo.
Os processadores Kaby Lake Refresh serão lançados em notebooks a partir de setembro. A Intel vai apresentar as versões para desktops até o final do ano.