iOS 14 expõe TikTok por acesso constante à área de transferência
Usuários do iOS 14 beta descobrem que TikTok acessa insistentemente o que usuário copia para a área de transferência no iPhone
Usuários do iOS 14 beta descobrem que TikTok acessa insistentemente o que usuário copia para a área de transferência no iPhone
A Apple trouxe diversos novos recursos de privacidade no iOS 14, e o sistema operacional móvel irá revelar quais aplicativos do iPhone acessam o conteúdo da área de transferência. A novidade acabou expondo o TikTok, e descobriu-se que o app acessava insistentemente o conteúdo copiado sem autorização ou intenção do usuário. Um alerta era exibido todas as vezes que algo era digitado nas caixas de comentários.
Quem já instalou o iOS 14 beta reclamou sobre o comportamento do aplicativo no Twitter:
iOS 14 beta has a banner to confirm when you paste from another device (eg copy on a Mac and paste on iPhone)
Seems to be bugging out and showing with every keystroke in TikTok pic.twitter.com/aFKNfZnpyb
— Jeremy Burge (@jeremyburge) 24 de junho de 2020
O TikTok esclarece ao The Telegraph que o acesso à área de transferência fazia parte de um recurso de anti-spam, projetado para identificar comportamentos repetitivos. Ele foi removido na versão mais atualizada da App Store para evitar confusão.
Existem outros aplicativos que acessam a área de transferência sem o comando do usuário. O Itaú, por exemplo, utiliza o recurso para buscar códigos de barras e facilitar o pagamento de boletos; já o Muambator cola automaticamente o número de rastreamento dos Correios.
Os recursos de privacidade do iOS 14 também irão expor outros tipos de conduta invasiva. Além da área de transferência, o sistema informa quais aplicativos usaram recentemente a câmera ou microfone. A marcação é exibida próximo do indicador de bateria, com indicador verde ou laranja. O uso dos serviços de localização já é exibido nas versões anteriores.