iPhone com tela sem bordas não vai chegar em 2026
Big tech adia planos de fazer do iPhone 18 seu primeiro celular com tela total, sem bordas. Tecnologia desejada pela Apple não estará pronta em 2026
Big tech adia planos de fazer do iPhone 18 seu primeiro celular com tela total, sem bordas. Tecnologia desejada pela Apple não estará pronta em 2026
A Apple pode ter abandonado os planos de lançar em 2026 um iPhone com tela sem bordas. O rumor foi publicado pelo jornal sul-coreano The Elec, que aponta como fontes pessoas ligadas à indústria de tela. Segundo o jornal, a Samsung e a LG, a pedido da Apple, estão trabalhando no desenvolvimento desse tipo de tela, mas a tecnologia ainda não está refinada no “Padrão Apple”.
Segundo o The Elec, há alguns problemas a serem resolvidos com os displays sem borda. Ao contrário dos Galaxy Edge e de alguns smartphones da Xiaomi que usam telas com bordas infinitas, o plano da Apple é que o display também cubra os cantos, a parte inferior e superior da tela — um conceito que podemos chamar de tela total.
Entre as dificuldades atuais para atingir o Padrão Apple estão:
A resistência a impactos não é importante apenas pela estética, mas porque a parte lateral da tela será usada para as funções dos botões. A Samsung estaria planejando usar o conceito de borda infinita com botões na tela, incluindo até sensores háptico e de força. Sendo as duas principais fabricantes de celulares do mundo, natural prever que elas convirjam nas ideias.
Enquanto o iPhone de tela pura fica para depois de 2026, a novidade que pode estrear no iPhone 18 é a câmera frontal em punch-hole — o famoso furo na tela. Esse visual já é adotado pela maioria dos celulares Android topo de linha.
O sonho da Apple é adotar uma câmera frontal que fique debaixo do display, que permite esconder o equipamento. Contudo, assim como aconteceu com as telas OLED para ter um iPhone sem bordas, a tecnologia de lente sob display que a Apple quer não terá o padrão Apple até 2026.
Como quem não tem cão caça com gato, restará à big tech usar a tecnologia que tiver. O uso de uma câmera frontal do tipo punch-hole dá mais espaço útil de tela — um dos motivos para eliminar totalmente as bordas.
Caso o rumor se concretize, será interessante ver o que a Apple fará com o Dynamic Island, um recurso muito útil que estreou no iPhone 14 e contornou o problema do notch grande no celular.
Com informações: The Elec, SamMobile, 9to5Mac e Android Headlines