iPhones fabricados na Índia começam a ser exportados para a Europa

Exportação ainda é dos iPhones 6s e 7, mas pode ser dos próximos modelos

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do iPhone XR (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

De acordo com o jornal The Economic Times, os iPhones que começaram a ser fabricados na Índia já estão chegando aos mercados da Europa. O novo local de fabricação foi escolhido para evitar os problemas com taxas extras da guerra comercial entre o governo Trump e a China.

A Apple já utiliza mão de obra da Índia desde 2016, fabricando alguns iPhones em Bengaluru. Mas, segundo o jornal, apenas nos últimos meses o número de unidades produzidas subiu e a produção começou a seguir para mercados da Europa, principalmente com os iPhones 6s e 7.

Além deste objetivo para impedir que o preço final do iPhone suba com as novas taxas que podem aparecer, já que as atuais foram revogadas, a Apple também tira proveito da fabricação na Índia para tentar baixar o custo dos iPhones no país – que é dominado por empresas chinesas como Xiaomi, Vivo e Oppo.

Assim como a China representa uma fatia considerável do mercado para a empresa da maçã, a Índia está crescendo para ser tão importante quanto. A Índia também sai ganhando com a mudança do local onde os iPhones são fabricados, já que os impostos e as oportunidades de emprego que são geradas ajudam a fortalecer a economia local.

A Apple tem como objetivo mudar a cadeia de produção de seus dispositivos para fora da China, levando ao menos algo entre 15% e 30% da produção para fora do gigante asiático. O jornal ainda afirma que a produção dos próximos iPhones deve começar em plantas da Foxconn na Índia, com a fabricação de 250 mil unidades por mês – quantidade ainda pequena, perto dos milhões de iPhones que são vendidos por ano.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados