Mercedes-Benz vai colocar TikTok e Google Maps em seus carros

Montadora alemã anuncia sistema operacional próprio e parceria com Google para usar mapas, geolocalização e computação na nuvem

Giovanni Santa Rosa
Por
Mercedes-Benz Classe E com TikTok no painel
Mercedes-Benz Classe E com TikTok no painel (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Se você adora ver os vídeos curtos do TikTok, saiba que eles estarão em mais uma tela em breve. A Mercedes-Benz anunciou seu novo Classe E nesta quarta-feira (22), e ele terá a rede social, Zoom e Angry Birds no painel. E este é só o primeiro passo: em 2024, a empresa lançará seu sistema operacional próprio, o MB.OS, com integração com serviços do Google, como o Maps e o YouTube.

O novo Mercedes-Benz Classe E vem com uma versão atualizada do MBUX, sistema de infotenimento da marca. O carro tem com uma tela que ocupa todo o painel dianteiro. Nela, dá para ver TikTok na parte central, mas só quando o carro está estacionado.

O passageiro da frente também pode abrir o app no seu lado da tela durante as viagens. Este display tem um ângulo de visão limitado para não distrair o motorista. Câmeras também monitoram os olhos do condutor para evitar que ele perca a atenção na pista.

Além do TikTok, o clássico Angry Birds garante a diversão dentro do carro. Para momentos mais sérios, o Classe E oferece o Zoom e o Webex para videoconferências e o navegador Vivaldi.

O sistema traz uma nova arquitetura de software para facilitar a instalação de programas de terceiros e uma nova loja de apps.

Mercedes-Benz terá sistema operacional próprio

A nova versão do MBUX é a preparação para o que virá em 2024: o MB.OS, um sistema operacional completo, feito pela própria Mercedes-Benz com base no Linux.

Em paralelo ao anúncio do MB.OS, a Mercedes-Benz também revelou uma parceria com o Google. O Maps e o YouTube estarão nos futuros carros da marca com o sistema.

Além disso, a montadora terá acesso a dados geoespaciais coletados pelo Google, como informações de trânsito em tempo real. Isso servirá para ajustar automaticamente a velocidade em curvas e rotatórias, por exemplo.

A empresa também fornecerá inteligência artificial e análise de dados para iniciativas de sustentabilidade, direção autônoma e experiência do consumidor.

Com informações: TechCrunch 1, 2, Mercedes-Benz 1, 2.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados