Meta anuncia IA capaz de criar vídeos a partir de descrições em texto
Ferramenta ainda está em fase de testes e deve demorar um pouco para ser lançada oficialmente; Mark Zuckerberg encara o trabalho como um "progresso incrível"
Ferramenta ainda está em fase de testes e deve demorar um pouco para ser lançada oficialmente; Mark Zuckerberg encara o trabalho como um "progresso incrível"
A Meta anunciou, nesta quinta-feira (29), o Make-A-Video, um sistema de inteligência artificial capaz de criar vídeos curtos a partir de uma descrição em texto. Os conteúdos têm cerca de cinco segundos e não têm áudio, mas impressionam por se tratar de uma ferramenta em fase de testes. A empresa, contudo, não revelou quando pretende lançá-la oficialmente.
A ferramenta funciona de forma semelhante a outros geradores de imagens, como o DALL-E, da OpenAI. Segundo a Meta, o Make-A-Video foi construído com base em trabalhos já existentes de síntese de texto para imagem — muitas coisas foram aprimorada do Make-A-Scene, anunciado em julho passado.
A empresa publicou alguns exemplos de vídeos gerados por texto. Dentre eles: “um cachorro vestindo uma capa de super-herói voando pelo céu”, “uma nave espacial pousando em Marte”, “uma pintura a pincel de um artista em uma tela de perto, altamente detalhada” e “um cavalo bebendo água”.
Além de criar vídeos a partir de descrições, o Make-A-Video também é capaz de pôr movimento em uma imagem estática e até mesmo criar variações de um vídeo já existente com base no original.
Para Mark Zuckerberg, o trabalho é um “progresso incrível”. Segundo ele, “é muito mais difícil gerar vídeos do que fotos porque, além de gerar corretamente cada pixel, o sistema também precisa prever como eles mudarão ao longo do tempo.”
No site da ferramenta, contudo, a Meta reconheceu alguns riscos. A empresa afirma que todo conteúdo gerado pelo Make-A-Video contém uma marca d’água para “garantir que os espectadores saibam que o vídeo foi gerado com IA e não capturado”.
A Meta publicou um artigo técnico explicando detalhadamente o Make-A-Video, mas não revelou quando pretende lançá-lo publicamente, nem informou quem poderia acessá-lo. A empresa disponibiliza um formulário para quem se interessar em experimentar o sistema no futuro.
A OpenAI liberou o Dall-E 2 para todos que quiserem brincar com a ferramenta. Antes ela só estava disponível após o cadastro em uma lista de espera.
O Dall-E 2 nada mais é do que um sistema baseado em aprendizagem de máquina que gera imagens a partir de descrições em texto, tal como a solução da Meta, o Make-A-Scene, e tantas outras empresas.
Caso você se interesse em brincar com a ferramenta da OpenAI, bastar criar uma conta no site da companhia e logar no página do Dall-E 2.
Inicialmente serão depositados 50 créditos, mas mensalmente você receberá mais 15. Se os créditos gratuitos não forem suficientes, é possível comprar adicionais.
Com informações: Meta