Meta recebe multa de R$ 1,7 bilhão por caso de vazamento de dados
União Europeia aplicou multa de 263 milhões de dólares por vazamento de dados do Facebook ocorridos em 2018. 29 milhões de contas foram afetadas
União Europeia aplicou multa de 263 milhões de dólares por vazamento de dados do Facebook ocorridos em 2018. 29 milhões de contas foram afetadas
A Meta foi multada pela União Europeia em 263 milhões de dólares (R$ 1,7 bilhão) nesta terça-feira (17). A multa é uma penalidade pelo vazamento de dados de 29 milhões de contas do Facebook em 2018. Desse total, três milhões eram de usuários da União Europeia.
Em nota divulgada no site da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC), órgão responsável pela investigação e sanções ligadas aos dados digitais de usuários da UE, a Meta infringiu dois artigos da GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).
A DPC aponta que a big tech falhou em incluir na notificação de vazamento todos os dados necessários e em reforçar os princípios de proteção de dados no desenvolvimento do seu sistema.
No primeiro caso, a Comissão relata que a notificação incompleta dificulta a verificação da conformidade da Meta com as normas. No segundo, segundo a DPC, a falhou em seguir o princípio de que dados pessoais só seriam processados quando estritamente necessário.
Em setembro de 2018, um bug na funcionalidade “Ver como” do Facebook (no qual você vê como o seu perfil será visto por outros usuários) permitiu que hackers roubassem o token de acesso das contas para invadi-las. Na época, foi informado que 50 milhões de contas foram afetadas. Depois a empresa atualizou a informação e divulgando que 29 milhões de usuários tiveram os tokens roubados.
A Meta, na época ainda conhecida como Facebook Inc., divulgou uma nota sobre o caso — mas não sendo totalmente transparente. Era especulado que a falha surgiu após uma alteração na ferramenta de upload de vídeo. Contudo, a big tech não confirmou a especulação.
A invasão de contas assustou alguns usuários por conta do aviso publicado na tela inicial do Facebook. Na parte superior do feed, 90 milhões de usuários foram informados que suas contas foram deslogadas como forma de proteção.
Com informações: Data Protection Comission e The Verge