Microsoft Bing com ChatGPT integrado começa a aparecer para alguns usuários

Três usuários do Twitter compartilharam capturas de tela do "novo Bing", que usa inteligência artificial para fazer buscas e dar respostas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 6 meses
Microsoft Bing com ChatGPT
Microsoft Bing com ChatGPT (Imagem: Reprodução/Owen Yin)

A ferramenta de geração de textos ChatGPT tem criado muita expectativa para usos mais práticos do que meras conversas. Uma das aplicações possíveis é como buscador, e este futuro parece não estar muito distante. Para alguns usuários, o ChatGPT apareceu integrado ao Bing, da Microsoft.

A novidade foi vista e descrita pelo designer Owen Yin. Em seu Twitter e em um post no Medium, ele compartilhou imagens e GIFs de como a ferramenta funciona.

No chamado “novo Bing”, a barra de buscas agora tem espaço para perguntas em linguagem natural, isto é, como você escreveria se estivesse conversando com uma pessoa.

Ao enviar a pergunta, os resultados de busca aparecem normalmente, mas há uma aba “Chat”, que permite fazer perguntas para o ChatGPT.

Segundo Yin, ao fazer usar a ferramenta, a inteligência artificial interpreta a pergunta do usuário e faz diversas pesquisas relacionadas ao pedido. Os resultados são compilados e entregues como um texto coeso (ou quase isso).

O Bing também vai destacar frases e citar a fonte das informações, bem como colocar links para que você possa verificar se a inteligência artificial não errou na hora de escrever.

Como deu para perceber até agora, o ChatGPT e outras IAs do tipo não são muito precisos com informações factuais.

O próprio buscador faz um alerta: “O Bing é alimentado por IA, então surpresas e erros são possíveis. Confira as informações e compartilhe seu feedback para que nós possamos aprender e melhorar.”

O site The Verge conversou com Yin para entender melhor como ele chegou ao novo Bing.

O designer disse que o buscador é sua página inicial no Edge, e que ele não precisou fazer nada para ativar os novos recursos — eles só apareceram. Depois de alguns minutos, porém, a interface voltou ao normal.

Como nota a reportagem, outros dois usuários do Twitter compartilharam capturas de tela que mostram o Bing com o ChatGPT integrado. Um deles é de Bangladesh. O outro, da Indonésia.

O Verge procurou a Microsoft para saber mais sobre a novidade. A empresa se recusou a comentar se as imagens são verdadeiras.

Microsoft colocou GPT no Teams e no Viva Sales

A integração não chega a ser uma surpresa. No começo de 2023, os planos da Microsoft para integrar o ChatGPT ao Bing foram revelados por uma reportagem do site The Information.

Há algumas semanas, a Microsoft anunciou que estenderá sua parceria com a OpenAI. Antes, ela já havia feito investimentos na desenvolvedora do ChatGPT, em 2019 e 2021.

Outros produtos da Microsoft já ganharam “superpoderes” de inteligência artificial.

O Microsoft Teams Premium usa o GPT-3.5 da OpenAI para criar anotações das reuniões, tarefas recomendadas e destaques personalizados. O GPT-3.5 serve de base para o ChatGPT.

Já o Microsoft Viva Sales usa o GPT para gerar sugestões de conteúdo para e-mails adequadas para diversas situações, como responder a pedidos ou criar propostas.

O programa usa informações relevantes que estão no sistema, como preços, prazos e promoções.

Com informações: The Verge, Medium.

Receba mais sobre Bing na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados