Microsoft Bing lança mapa global interativo sobre coronavírus
Mapa interativo da Microsoft mostra quantidade de casos ativos, curados e fatais do coronavírus (COVID-19) em cada país
Mapa interativo da Microsoft mostra quantidade de casos ativos, curados e fatais do coronavírus (COVID-19) em cada país
A Microsoft lançou um mapa interativo do Bing para fornecer informações sobre o contágio do novo coronavírus, que causa a doença COVID-19. O site mostra a quantidade de casos ativos, recuperados e fatais de cada país; no caso dos EUA, é possível ver as estatísticas para cada estado. O Ministério da Saúde também possui um mapa semelhante, porém atualizado com menos frequência.
O mapa interativo do Bing pode ser acessado neste link: ele está em português e é atualizado com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), e da Wikipédia. Há ainda notícias recentes sobre a pandemia em cada país.
Os números são atualizados com bastante frequência: por exemplo, a versão mais recente traz dados obtidos às 15h02 desta segunda-feira (16). Ele já leva em consideração os três primeiros casos confirmados no Ceará, que não estão entre os 200 infectados divulgados pelo Ministério da Saúde.
É uma informação que ainda não aparece no mapa mais popular para acompanhar a pandemia, criado pela Universidade Johns Hopkins (EUA) e hospedado no ArcGIS.
Ele tem dados por estado/província para EUA, China, Canadá e Austrália; e dados nacionais consolidados para outros países. Os números vêm da OMS, CDC, ECDC, NHC (Comissão Nacional de Saúde da China), DXY (rede social chinesa para profissionais da área de saúde) e relatos da imprensa.
O Ministério da Saúde também oferece um mapa com os casos de coronavírus por estado e por país, que pode ser acessado neste link. No entanto, ele é atualizado com pouca frequência: os números mais recentes são de domingo às 19h15. Este site especial foi lançado no final de janeiro.