Se você nunca foi amigo do seu teclado ou tem algum tipo de dificuldade para digitar, o recém-lançado Microsoft Dictate vai te agradar: trata-se de um complemento desenvolvido na Microsoft Garage que permite que você dite textos no Word, PowerPoint e Outlook.

O funcionamento é simples. Basta instalar o Dictate e depois abrir a aba Dictation nos aplicativos do Office compatíveis. Ao clicar em Start, o complemento irá detectar o microfone do seu computador. Daí é só começar a ditar.

Microsoft Dictate

Por padrão, a ferramenta está configurada para funcionar com o inglês como idioma de entrada. Mas você também pode escolher outros 20 idiomas, aproximadamente, incluindo espanhol, francês e português do Brasil.

Também é necessário escolher o idioma de saída — há cerca de 60. Se você simplesmente quiser ditar um texto em português, deve definir esse idioma como entrada e como saída. Se escolher um idioma diferente, o Dictation traduzirá o que você falar.

Nos meus testes, o Dictate funcionou bem, mas exige conexão permanente à internet. A ferramenta tem como base o mesmo sistema de reconhecimento de voz da Cortana, o que explica tamanha eficiência. Dá até para pronunciar comandos, embora só em inglês, por ora — diga “new line” e o Dictate criará uma linha, por exemplo.

A ideia do Dictate surgiu em um projeto desenvolvido durante um hackaton. Antes de ser liberado publicamente, o complemento foi testado por mais de 1,5 mil funcionários da Microsoft em 40 países. Isso também ajudou a ferramenta a se tornar precisa.

O Dictate é gratuito e funciona no Office 2013 e posteriores (o Office 365 também é compatível, obviamente) para Windows 8.1 ou Windows 10. Ha versões para o Office em 32 e 64 bits. Para saber qual a versão do seu Office, basta abrir o Word (ou outro programa do pacote) e ir em Arquivo » Conta » Sobre o Word.

Com informações: TechCrunch

Leia | Como ativar a digitação por voz no WhatsApp pelo Android ou iPhone

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.