“Mude para o WhatsApp”: usuários criticam aviso em app oficial

Mensageiro da Meta recomenda que o usuário baixe o app oficial do WhatsApp para acessar conta, mas usuários já estão no aplicativo nativo.

Thássius Veloso
Por
Print do WhatsApp
Aviso de “Mude para o WhatsApp” aparece no topo do aplicativo (Imagem: Reprodução/Wesley Lacerda)

O alerta no topo do aplicativo é muito claro: “Mude para o WhatsApp. Você precisará usar o app oficial do WhatsApp para acessar essa conta em breve.” O problema é que o usuário já está utilizando o Zap baixado pela Google Play Store ou Apple App Store. Reclamações sobre isso podem ser vistas aos montes na internet ao longo das primeiras semanas de março.

Em comum, todos os consumidores juram ter o app oficial. Não se trata do mítico WhatsApp GB nem de nada similar, que promete recursos extras para o app de comunicação mais utilizado do Brasil. Mesmo assim, as contas são desconectadas depois de alguns avisos. E pior: estes usuários não conseguem reaver o perfil, mesmo depois buscar o suporte da Meta.

Print de tela do WhatsApp
Tela do WhatsApp recomenda usar o app oficial para acessar conta (Imagem: Reprodução/Wesley Lacerda)

O problema parece afetar tanto donos de celular Android quanto de iPhone, mas também se mostra proeminente entre o primeiro grupo. Uma pessoa de Mogi das Cruzes (SP) escreve no Reclame Aqui que não consegue atualizar o app pela Google Play Store.

Outro usuário de Fortaleza afirma que o alerta surgiu há vários dias e que a conta foi desconectada no último sábado (dia 09/03). Esta pessoa tentou contato com o suporte do WhatsApp, mas não teve sucesso. “Um total descaso com o usuário do aplicativo!”

Print de queixa no Reclame Aqui. O texto diz: "No dia 2 de março comecei a receber mensagens de notificação no WhatsApp que eu não estava utilizando o app oficial. Achei que poderia ser algum bug,então desinstalei o app, e instalei novamente pela loja oficial da Play Store. E logo depois continuo a aparecer a mensagem de app não oficial. Parece que simplesmente colocaram meu número na blacklist e não consigo acessar mais o app. Cheguei a formatar o celular, e instalar novamente o app. E mesmo assim não obtive exito, e infelizmente não consigo falar com um atendente para resolver esse problema.:
Pessoa de Curitiba (PR) se queixa do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Um consumidor de Campinas (SP) conta que já baixou o WhatsApp oficial diversas vezes pelo site oficial. O problema, no entanto, persiste. Desesperada, uma usuária de São Paulo alega que escreveu até mesmo para o diretor do WhatsApp no Brasil, Guilherme Horn.

“Cheguei a formatar o celular e instalar o app novamente”, explicou uma consumidora de Curitiba. Ela não obteve êxito.

Print de email do WhatsApp que diz: "Olá, Não foi possível confirmar seu número de telefone porque parece que você está usando um app não oficial do WhatsApp. Não oferecemos suporte a esses apps porque eles colocam sua privacidade e segurança em risco. Além disso, apps não oficiais expõem seus dados e seu aparelho a softwares mal intencionados (malware). O que fazer 1. Salve seu histórico de conversas. Saiba como salvar seu histórico de conversas neste artigo. 2. Baixe o app do WhatsApp ou WhatsApp Business disponível em lojas de apps oficiais ou em nosso site. 3. Confirme seu número de telefone. se um erro for exibido informando que o app nao esta disponivel no seu pais, acesse esta pagina para baixar o WhatsApp. Precisa de mais ajuda? • Experimente usar outro número de telefone. • Atualize o sistema operacional do seu aparelho. • Entenda por que você não consegue baixar ou atualizar o WhatsApp."
Email do WhatsApp diz que não foi possível confirmar o número de telefone (Imagem: Reprodução/Wesley Lacerda)

Nós entramos em contato com a equipe de comunicação do WhatsApp no Brasil. A empresa reforçou que o suporte por email é o único canal de comunicação para casos assim e que os apps não oficiais podem levar ao banimento de contas. No entanto, o WhatsApp não comentou as queixas dos usuários.

É preciso ter em mente que o WhatsApp se tornou uma ferramenta muito maior do que um simples comunicador entre pessoas. Profissões inteiras se redefiniram em torno do app. Uma pesquisa do Mobile Time em parceria com a Opinion Box mostrou que 79% dos respondentes se comunicam com empresas por meio do WhatsApp. Além disso, 51% recebem promoções por ele.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados