Mianmar sofre interferência em internet, Telegram e Signal
Internet e telefonia foi parcialmente bloqueada em Mianmar após golpe militar que alega fraude em eleição parlamentar
Internet e telefonia foi parcialmente bloqueada em Mianmar após golpe militar que alega fraude em eleição parlamentar
O golpe militar realizado nesta segunda-feira (1º) em Mianmar levou ao bloqueio parcial da internet no país. A conectividade foi reduzida pela metade com a interrupção de serviços de algumas das principais operadoras. Houve ainda interferência na telefonia, o que afetou indiretamente aplicativos como Telegram e Signal.
A informação do bloqueio parcial de internet foi confirmada pela NetBlocks, organização não governamental que monitora interrupções ao redor do mundo. Segundo a entidade, o nível de conectividade em Mianmar caiu de 100% para 75% a partir das 3h no horário local (17h30 de domingo no horário de Brasília).
Depois, às 8h de segunda-feira no horário local (ou 22h30 de domingo no Brasil), os índices caíram para 50%. Segundo a NetBlocks, o “padrão de interrupção indica ordem centralizada de apagão de telecomunicações”. O nível de internet no país voltou a 75% ao meio-dia do horário local (2h30 no Brasil).
Update: Internet connectivity in #Myanmar has fallen to 50% of ordinary levels as of 8:00 a.m. local time amid an apparent military coup and the detention of civilian leaders; pattern of disruption indicates centrally issued telecoms blackout order 📵
https://t.co/Jgc20OBk27 pic.twitter.com/71fHI3sRv3
— NetBlocks (@netblocks) February 1, 2021
No Twitter, a jornalista Aye Min Thant relatou que também houve interrupção no serviço de telefonia móvel, que afetou o uso de alguns aplicativos. Ela tentou se conectar novamente às suas contas de Telegram e Signal, mas não conseguiu porque os serviços enviam códigos de verificação por meio de SMS.
O golpe em Mianmar foi um ato dos militares contra a Liga Nacional pela Democracia (NLD, na sigla em inglês) e levou à detenção de seus principais quadros, incluindo Aung San Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz de 1991 e principal líder do partido. O NLD venceu a eleição parlamentar em novembro de 2020, mas os militares alegam que o processo foi fraudulento.
A tomada do poder acontece antes da sessão do Parlamento que confirmaria a vitória da NLD na eleição de 2020, a segunda desde o fim do regime militar no país em 2011. Agora, os militares afirmam que o país ficará em estado de emergência por um ano e será governado pelo chefe militar Ming Aung Hlaing.
Com informações: TechCrunch, BBC.