Netflix vai revelar números de audiência de seus títulos no Reino Unido

Pela primeira vez, plataforma de streaming permitirá que uma agência meça as visualizações de seus programas de maneira auditada

Paula Alves
Por
Netflix

Nesta quarta-feira (12), a Barb (Broadcasters’ Audience Research Board), empresa responsável por metrificar a audiência de televisão do Reino Unido, anunciou um contrato com a Netflix para que a plataforma também integre seus relatórios de audiência. Uma novidade sem precedentes na história do streaming, já que, pela primeira vez, ele permitirá que as visualizações de seus títulos sejam divulgados por um órgão de auditoria.

Um dos pontos mais interessantes dessa novidade é que agora os assinantes do Reino Unido poderão saber quantas pessoas também estão assistindo aos seus programas favoritos da Netflix, acompanhando seus dados de visualização e consequente desempenho na plataforma.

Apesar de esporadicamente comunicar seus assinantes sobre algum hit do seu catálogo – como quando revelou que Round 6 havia sido visto em 142 milhões de lares no mundo –, a plataforma nunca divulgou métricas de visualização regulares.

Além disso, como esses relatórios ficarão a cargo da Barb, que, além da TV tradicional, desde novembro de 2021 também passou a auditar serviços de streaming, finalmente será possível comparar a audiência de títulos da Netflix com os de programas da TV do UK.

Recurso, aliás, que ajuda a entender em quais lugares a atenção do público está concentrada e traz uma visão mais atualizada das diferentes formas de se consumir conteúdo no mercado de mídia.

Medições da Netflix UK começam em novembro

Como fui afetada pelo Fear of Missing Out durante a pandemia / Pexels / Foto de cottonbro
Séries em destaque no catálogo da Netflix (Imagem: Foto de cottonbro / Pexels)

A Barb já confirmou que as medições da Netflix serão divulgadas de maneira pública a partir da manhã do dia 2 de novembro. Assim como a agência reporta dados de outros 300 canais e plataformas do UK, métricas sobre a qualidade de serviço e o catálogo da Netflix serão divulgados diariamente em seus relatórios de audiência.

A novidade, apesar de um passo importante na história da plataforma de streaming, parece ter levado um bom tempo de negociações até ser implementada.

Segundo Reed Hastings, co-CEO da Netflix, desde 2019 já era discutida a possibilidade das duas empresas trabalharem juntas.

“Em 2019, na conferência RTS em Cambridge, eu me interessei pela ideia de a audiência da Netflix ser medida de forma independente. Desde então, mantivemos contato com a Barb e temos o prazer de assumir um compromisso com sua medição confiável de como as pessoas assistem televisão no Reino Unido.”

Reed Hastings, co-CEO da Netflix

Vale lembrar que a Nielsen, agência que mede a audiência da TV dos Estados Unidos, apesar de constantemente reportar análises e classificações sobre os dados de visualização da Netflix, nunca trabalhou oficialmente com o streaming.

Com informações: Barb, Engadget e The Guardian

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados