Nubank terá cartão virtual temporário para compras online
Dados expiram em 24 horas para evitar golpes e vazamentos; condições de parcelamento e limites são os mesmos do cartão principal
Dados expiram em 24 horas para evitar golpes e vazamentos; condições de parcelamento e limites são os mesmos do cartão principal
O Nubank anunciou nesta quinta-feira (3) que oferecerá a opção de criar cartões virtuais que expiram em 24 horas. A ideia é oferecer mais segurança, evitando cobranças indevidas ou mesmo fraudes com os dados do cartão.
O recurso começará a ser disponibilizado em 7 de agosto. O processo para criar um cartão virtual temporário é praticamente o mesmo que para criar outros tipos de cartões virtuais.
A principal diferença do cartão virtual temporário é que ele deixa de funcionar depois de 24 horas. Na área “Meus cartões”, há um aviso de quanto tempo falta para expirar. Ao atingir o prazo, o cartão é excluído, e o cliente recebe uma notificação.
Todos os outros recursos do cartão continuam valendo: o limite é o mesmo, assim como as opções de parcelamento.
Como o cartão expira, ele não vai funcionar em carteiras digitais (PicPay, Mercado Pago, Ame e outras), aplicativos (Uber e outros) e assinaturas (Spotify, Netflix e outros).
Atualmente, o Nubank já permite criar vários cartões e excluí-los quando desejado. Você pode, portanto, gerar um cartão virtual para uma compra e apagá-lo logo em seguida. O novo recurso automatiza esse processo.
O cartão virtual temporário do Nubank é semelhante a outras ferramentas disponíveis tanto nos grandes bancos quanto nas fintechs.
O Itaú, por exemplo, conta também com um cartão virtual temporário, que expira em 48 horas. No Bradesco, o funcionamento é parecido.
Já o C6 Bank troca periodicamente o código de segurança, evitando que dados antigos sejam utilizados com sucesso. BTG Pactual e Santander também usam essa tática.
O Banco do Brasil, por sua vez, permite criar vários cartões e personalizar limite, quantidade de vezes que pode ser usado e data de validade.