Nubank terá cartão virtual temporário para compras online

Dados expiram em 24 horas para evitar golpes e vazamentos; condições de parcelamento e limites são os mesmos do cartão principal

Giovanni Santa Rosa
Por
Cartão do Nubank
Nubank (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Nubank anunciou nesta quinta-feira (3) que oferecerá a opção de criar cartões virtuais que expiram em 24 horas. A ideia é oferecer mais segurança, evitando cobranças indevidas ou mesmo fraudes com os dados do cartão.

O recurso começará a ser disponibilizado em 7 de agosto. O processo para criar um cartão virtual temporário é praticamente o mesmo que para criar outros tipos de cartões virtuais.

  • No app do Nubank, toque em “Meus cartões”.
  • Escolha a opção “Criar cartão virtual temporário”.
  • Digite a senha de quatro dígitos.
  • Após a criação, toque em “Ver meus cartões”.
  • Toque sobre o cartão virtual temporário, copie os dados e use na loja online desejada.

A principal diferença do cartão virtual temporário é que ele deixa de funcionar depois de 24 horas. Na área “Meus cartões”, há um aviso de quanto tempo falta para expirar. Ao atingir o prazo, o cartão é excluído, e o cliente recebe uma notificação.

Como criar cartão virtual temporário do Nubank
Como criar cartão virtual temporário do Nubank (Imagem: Divulgação/Nubank)

Todos os outros recursos do cartão continuam valendo: o limite é o mesmo, assim como as opções de parcelamento.

Como o cartão expira, ele não vai funcionar em carteiras digitais (PicPay, Mercado Pago, Ame e outras), aplicativos (Uber e outros) e assinaturas (Spotify, Netflix e outros).

Atualmente, o Nubank já permite criar vários cartões e excluí-los quando desejado. Você pode, portanto, gerar um cartão virtual para uma compra e apagá-lo logo em seguida. O novo recurso automatiza esse processo.

Recursos parecidos já existem em outros bancos

O cartão virtual temporário do Nubank é semelhante a outras ferramentas disponíveis tanto nos grandes bancos quanto nas fintechs.

O Itaú, por exemplo, conta também com um cartão virtual temporário, que expira em 48 horas. No Bradesco, o funcionamento é parecido.

Já o C6 Bank troca periodicamente o código de segurança, evitando que dados antigos sejam utilizados com sucesso. BTG Pactual e Santander também usam essa tática.

O Banco do Brasil, por sua vez, permite criar vários cartões e personalizar limite, quantidade de vezes que pode ser usado e data de validade.

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados