Jetson TX2 é a poderosa plaquinha da Nvidia voltada para inteligência artificial
Não é um drone, um robô pequeno ou uma câmera com reconhecimento facial. Mas pode ser: a Nvidia está lançando o Jetson TX2, um computadorzinho que lembra o Raspberry Pi, mas que oferece o grande diferencial de ser focado em inteligência artificial. O dispositivo pode ser empregado em diversos tipos de projetos que precisam de alguma sofisticação, portanto.
Para tanto, o Nvidia Jetson TX2 sai de fábrica uma combinação bastante respeitável de recursos que, por sinal, representa uma grande evolução em relação ao Jetson TX1 (anunciado no final de 2015): processador de 64 bits com dois núcleos Cortex-A57 e outros dois Nvidia Denver 2, GPU de 1,3 GHz com arquitetura Pascal de 256 núcleos, 8 GB de RAM e 32 GB para armazenamento interno.
No aspecto da conectividade, o dispositivo vem com Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1, além de suportar portas USB 2.0, USB 3.0, HDMI 2.0, Gigabit Ethernet, entre outros padrões.
Segundo a Nvidia, o Jetson TX2 tem praticamente o dobro da potência do Jetson TX1. E isso tudo vem acompanhado de mais eficiência no consumo de energia: são 7,5 W contra 10 W da geração anterior.
Com tamanho poder de fogo, essa plaquinha de 50 x 87 mm pode ser empregada em projetos de automação industrial, câmeras inteligentes, drones para filmagens profissionais, sistemas de monitoramento auxiliados por sensores e por aí vai. A Nvidia destaca que o Jetson TX2 consegue, por exemplo, decodificar imagens de duas câmeras trabalhando com 4K e 60 frames por segundo.
Na apresentação do produto, a Nvidia ressaltou que o Jetson TX2 pode atingir a taxa de 1,5 teraflop. De modo geral, a ideia é permitir que o equipamento baseado na placa execute tarefas de inteligência artificial, redes neurais, reconhecimento de voz e afins in loco, ou seja, sem depender exclusivamente de servidores externos ou serviços nas nuvens.
Não é por acaso que a Nvidia também anunciou o JetPack 3.0, um SDK para desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial que traz suporte aos drivers gráficos mais recentes e a APIs para redes neurais, como TensorRT 1.0 e cuDNN 5.1.
É lógico que tudo isso faz o Jetson TX2 ser bem mais caro que outras plaquinhas que encontramos por aí: o kit do dispositivo entrou em pré-venda nos Estados Unidos pelo preço de US$ 599. As entregas começam neste mês.