Oppo demonstra primeira câmera frontal atrás da tela do celular
Oppo usa tela transparente especial e sensor maior em câmera frontal para selfies; Xiaomi prepara celular com mesma tecnologia
Oppo usa tela transparente especial e sensor maior em câmera frontal para selfies; Xiaomi prepara celular com mesma tecnologia
No início do mês, a chinesa Oppo divulgou um vídeo de sua câmera atrás da tela: ela consegue tirar selfies sem depender de um notch ou mecanismo retrátil no celular. Esta semana, a empresa demonstrou sua tecnologia na feira MWC Shanghai na China, e ela realmente funciona — mas ainda precisa melhorar antes de um lançamento comercial. A Xiaomi também prepara algo semelhante.
A Oppo explica que seu protótipo usa um módulo de câmera personalizado, um material transparente no display, e algoritmos de processamento avançados para “tirar fotos nítidas sem um notch ou câmera motorizada”. Além de tirar selfies, isso permite realizar videochamadas e desbloquear o celular com reconhecimento facial 2D.
A tecnologia USC (Under-Screen Camera) exige um painel personalizado para a tela: os displays atuais têm transparência o bastante para leitores de digital embutidos, mas não para câmeras.
OPPO's brand new solution for full-screen display – Under-screen Camera (USC) has just been unveiled here at #MWC19 Shanghai! #MoreThanTheSeen pic.twitter.com/k5qEQ3QNta
— OPPO India (@OPPOIndia) June 26, 2019
A Oppo diz que o material usado no display atinge um equilíbrio entre permitir que a tela funcione normalmente, e deixar a luz entrar quando necessário. No entanto, como mostram algumas fotos do Engadget Chinese, é possível notar um efeito pixelado na parte superior da tela se você olhar de perto.
De acordo com a Oppo, o módulo da câmera tem abertura maior para absorver o máximo de luz possível, além de um sensor maior com pixels maiores do que o geralmente usado nos celulares. Isso resulta em uma queda na resolução, exigindo melhorias na nitidez e precisão de cores.
A própria Oppo reconhece que colocar uma tela na frente da câmera acaba reduzindo a qualidade de imagem, devido a problemas como reflexos e distorções de cores. A empresa diz que desenvolveu algoritmos para resolver isso, e afirma que a qualidade está “no mesmo nível dos dispositivos convencionais”.
E quando essa tecnologia chegará aos celulares? A Oppo não revela uma data específica, mas diz que isso ocorrerá “no futuro próximo”. Ela costuma cumprir esse tipo de promessa: em fevereiro, durante a feira MWC em Barcelona, a empresa demonstrou uma câmera com zoom de 10x para smartphone; em abril, isso foi lançado no Oppo Reno.
Este mês, o cofundador da Xiaomi, Bin Lin, também demonstrou uma tecnologia de câmera atrás da tela: neste caso, trata-se de um protótipo do Mi 9 sem notch nem sem câmera retrátil. O lançamento deve ocorrer ainda este ano.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}