Philco lança micro-ondas sem prato giratório e marca volta de opções flat

Micro-ondas sem prato giratório (flat) são raros no Brasil, mas Philco aposta na ideia com modelo PMO28TF Flat

Emerson Alecrim
Por
Micro-ondas flat da Philco (imagem: divulgação/Philco)

Você já ouviu falar de micro-ondas sem prato giratório? Chamado de micro-ondas flat no Brasil, esse tipo de eletrodoméstico existe há alguns anos, mas a ideia nunca emplacou por aqui. Mas isso não impediu a Philco de apostar na proposta e lançar o modelo PMO28TF Flat no país. Será que agora vai?

Electrolux, Brastemp e Panasonic estão entre as marcas que já lançaram micro-ondas sem prato giratório no país. Esta última chegou a trazer para o Brasil dois modelos do tipo (Flat Panagrill e Flat Style) de uma só vez no final de 2011.

A ideia tem lá seus pontos fortes. Para começar, aparelhos de micro-ondas do tipo flat tendem a ter um pouco mais de espaço interno por conta da ausência do prato, característica que também facilita a limpeza do compartimento.

Outra benefício está na percepção de que, como a refeição que está sendo aquecida não gira, há menos espalhamento de “espirros” de comida (mas é claro que esse fator também depende do tipo de alimento e do tempo de preparo).

Se é assim, por que praticamente não havia mais opções do tipo no Brasil (até recentemente)? Os mencionados modelos da Panasonic foram descontinuados. O mesmo vale para o Total Space, que a Electrolux lançou no Brasil em 2015, e para a linha Maxi Flat, lançada pela Brastemp no ano anterior.

Uma possível explicação é a desconfiança de que micro-ondas sem prato giratório são menos eficientes no preparo ou aquecimento de alimentos na comparação com modelos convencionais. Coincidência ou não, encontramos duas queixas sobre o funcionamento da linha Maxi Flat no Reclame Aqui (esta e esta).

É claro que não podemos desabonar uma categoria inteira de eletrodoméstico por conta de apenas duas reclamações. Quando o assunto é micro-ondas, a eficiência pode variar de modelo para modelo ou de fabricante para fabricante. De todo modo, é importante ter em conta que queixas sobre esses aspectos não são exatamente incomuns com relação a opções flat.

Micro-ondas flat da Philco tem 28 litros e 1.400 W

Micro-ondas flat da Philco (imagem: divulgação/Philco)
Micro-ondas flat da Philco (imagem: divulgação/Philco)

Ao lançar o PMO28TF Flat no Brasil, em fevereiro, a Philco ressaltou justamente a vantagem do espaço interno maior que caracteriza esse tipo de micro-ondas: esse é um modelo de 28 litros que, como tal, acomoda “recipientes de diferentes formatos”, nas palavras da marca.

Outras características incluem potência de 1.400 W e uma tecnologia de “raios duplos” que faz as micro-ondas seguirem em duas direções diferentes — este atributo permite ao alimento ser aquecido por completo mesmo não havendo rotação, afirma a Philco.

Para quem quiser arriscar, o PMO28TF Flat tem preço sugerido de R$ 999,90.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares