Pix quebra recorde de transações diárias pela terceira vez em dezembro
Sistema de pagamento atingiu marca de 178 milhões de transações nesta quarta-feira; números superam em 10 milhões o recorde anterior
Sistema de pagamento atingiu marca de 178 milhões de transações nesta quarta-feira; números superam em 10 milhões o recorde anterior
Resumo
O Pix bateu mais um recorde de transações diárias neste mês. Na quarta-feira (20), mais de 178 milhões de transferências foram feitas pelo sistema de pagamento. Com a nova marca, é a terceira vez em dezembro que o Pix quebra esse recorde.
No total, 178.091.188 de transações foram realizadas, 10 milhões a mais que o recorde anterior, que aconteceu no dia 6 de dezembro. Desde o lançamento do Pix, dezembro é o mês mais movimentado do sistema de pagamento. O mês sempre termina o ano como recordista de número de transações mensais — e já podemos cravar que não será diferente em 2023.
A marca atingida no dia 20 representa a terceira vez no mês que o Pix bate o recorde de transações diárias. O sistema de pagamento também foi recordista nos dias 1º e 6 de dezembro. Se levarmos em conta os últimos 30 dias, o Pix quebrou o recorde de transações diárias quatro vezes, já que no dia 30 de novembro 164 milhões de transações foram realizadas.
É bem fácil achar os “culpados” para essa nova marca: a proximidade do Natal e a segunda parcela do décimo terceiro, que deveria ser paga até o dia 20 de dezembro. Quebrando a quarta parede do jornalismo, este que vos escreve teve que ir ao shopping ontem e pode presenciar a grande movimentação de clientes — ainda mais que esses estabelecimentos ampliam o horário de funcionamento nessa época.
Acompanhando da marca de transações diárias, o Pix também atingiu o maior valor movimentado em um dia: R$ 94,8 bilhões.
Ao que tudo indica, faltando 10 dias para o fim do mês, é pouco provável que o Pix supere a marca de 200 milhões de transações por dia e R$ 100 bilhões movimentados. Afinal, o período natalino costuma representar os maiores gastos do brasileiro, seguindo de um janeiro no qual as contas são mais contidas.