Pix passa de 160 milhões de transações diárias em novo recorde

Método de pagamento atingiu recorde de mais de 163 milhões de transações na última sexta-feira; valor supera em 10 milhões marca de setembro

Felipe Freitas Everton Favretto
Por e
Logotipo do Pix
Mais de 163 milhões Pix foram feitos em um dia (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Na última sexta-feira (6), mais de 163 milhões de transações diárias foram feitas pelo Pix. A marca é o novo recorde desse tipo no método de pagamento — que aparenta estar cada vez mais popular com os brasileiros. No total, 163.008.134 transações foram realizadas na data.

O novo número é pouco mais de 10 milhões maior que o recorde anterior, batido em setembro. No dia 6 do mês passado, 152.687.206 Pix foram feitos. Assim como vem acontecendo nos números passados, a nova marca foi atingida em uma data próxima ao dia 5, dia tradicional de receber o salário — e próximo de datas comemorativas.

Novo recorde do Pix próximo do dia das crianças

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix segue tendência de bater recorde próximo do dia 5 e de datas comemorativas (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O novo recorde de transações diárias do Pix veio numa sexta-feira, logo depois do dia do pagamento e uma semana antes do Dia das Crianças, data comemorativa que movimenta o rentável mercado de produtos infantis.

Essa combinação de “sextou”, recebimento de salários e presentes pode ser um dos fatores que gerou o recorde de transações diárias. Vale destacar o “um dos” porque os dados sobre movimentações mostram que o Pix é cada vez mais popular.

Desde maio o número de transações mensais está crescendo, assim como a quantidade de chaves Pix criadas. O recorde de transações diárias é batido mensalmente desde maio, quando 120 milhões de “Pixadas” foram realizadas — cinco meses para a marca crescer mais 40 milhões.

Novembro promete nova marca e expectativa cresce para dezembro

Com essa sequência de recordes, o mês de novembro – com a sua Black Friday – promete uma nova marca. Já para dezembro, a expectativa é de que tenhamos o recorde do ano.

Desde que o Pix foi lançado, o mês de dezembro foi o recordista de transações mensais no ano. Com mais chaves, recordes de transações mensais a cada novo mês e décimo terceiro, o ano deve fechar com grandes números.

Em agosto, este que vos escreve disse que o próximo recorde seria em dezembro — mas ressaltando que não seria surpresa um recorde em agosto. Se na época havia o número de 150 milhões a ser batido, não é loucura esperar que vejamos 200 milhões de transações em um dia até dezembro.

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Relacionados