Pixel 8: Google estaria planejando 7 anos de atualização para seu próximo celular

Smartphones do Google Pixel 8 e 8 Pro, previstos para serem apresentados em outubro, podem chegar com nova política de suporte da empresa

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google pode lançar sete anos de suporte para os celulares Pixel 8 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Um suposto vazamento da tabela de especificações do Pixel 8 e Pixel 8 Pro, próximos smartphones do Google, mostra que o celular pode receber sete anos de suporte. A nova política de atualização da companhia daria mais quatro Android “de vida” para os Pixel 8 e 8 Pro, já que os modelos atuais só recebem três updates de sistema operacional.

Caso a informação se confirme no dia 4 de outubro (próxima quarta-feira), quando o Google realizará seu evento com novidades sobre a linha Pixel, a companhia do buscador terá o smartphone Android com maior suporte de atualização de sistema operacional, ainda que a interpretação do vazamento esteja errada — calma, eu já vou explicar.

Pixel 8 pode contar com sete anos de updates

Google Pixel 7, um celular com autofoco híbrido PDAF e LDAF (Imagem: Divulgação/Google)
Google Pixel 7, um celular com autofoco híbrido PDAF e LDAF (Imagem: Divulgação/Google)

No documento vazado, o texto sobre o suporte diz o seguinte: “Sete anos de atualização de sistema operacional, segurança e Feature Drops (termo do Google para updates mensais com melhorias para o celular)”. A frase deixa, inegavelmente, margem para dúvidas e podemos interpretar que todos esses três recursos terão sete anos de suporte — mas o update de Android pode ser de “apenas” cinco anos.

Atualmente, o Google entrega cincos anos de atualizações para os Pixels, sendo três anos de Android e mais dois de updates de segurança. Se a especificação anunciada no vazamento for real e seguir essa “fórmula” (dois anos a mais de suporte para atualizações de segurança do que a do sistema operacional), serão cinco anos Android. Esse número é um ano a mais do que a Samsung oferece no momento — e já é muito bom.

Sete anos de atualização de sistema operacional parece muito bom, mas pode não sair como o esperado. O iPhone 6s (smartphone que já tive) contou com seis atualizações de SO, parando no iOS 15 em 2021. Foi bom ganhar alguns recursos de foco, mas outros do iOS não chegaram.

O problema é que o hardware segue o mesmo do lançamento, aí sete anos de updates Android podem soar muito mais como marketing. Afinal, vários recursos podem ficar limitados pelo equipamento defasado.

No fim, só a possibilidade de cinco anos de atualizações já seria uma ótima novidade para o Pixel — e um ponto de vantagem para o Google disputar com a Samsung.

Com informações: 9to5Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados