Play Store deixará apagar apps em outros aparelhos Android

Com a novidade, usuário terá acesso a aplicativos instalados em outros dispositivos cadastrados na sua conta, como TVs, relógios e tablets

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Store
Nova versão da Google Play Store ainda não chegou para todo mundo (Imagem: Unsplash / Mika Baumeister)

A Google Play Store vai contar com uma nova ferramenta para deixar que o usuário desinstale apps de outros aparelhos Android, como smartphones, tablets e TVs, entre outros.

A novidade faz parte da versão 38.8 da Play Store e aparece no changelog. A versão, porém, ainda não está sendo distribuída para o público. O recurso fica escondido nas configurações.

Quando ativo, a página Gerenciar Apps da loja ganha um menu com todos os aparelhos cadastrados naquela conta Google. Assim, o usuário pode ver que aplicativos estão instalados em seus outros dispositivos, marcar um ou vários deles e tocar no botão de desinstalar.

Tela mostrando a desinstalação de um app de outro aparelho
Com o novo recurso, é possível desinstalar vários apps de outro aparelho de uma vez só (Imagem: Reprodução/TheSpAndroid)

Um ponto interessante é que a Play Store permite ordenar os apps por armazenamento utilizado. Assim, fica mais fácil ver o que está ocupando espaço em um celular velho ou em uma TV com pouca memória, sem precisar ligar o aparelho só para isso.

Como nota o blog TheSpAndroid, o recurso já era esperado desde setembro. Em novembro, o changelog da versão 38.3 da Play Store mencionava a desinstalação remota, mas ela não estava no app. A publicação também comenta que a loja não está mostrando todos os aplicativos instalados em outros aparelhos.

Play Store terá selo para apps seguros e Pix

A possibilidade de desinstalar apps remotamente não é a única novidade da Play Store nos últimos meses. Em novembro, a loja do Google passou a adotar um selo de “Análise Independente de Segurança”, que indica que um aplicativo passou por testes de especialistas.

O Google também vai tentar incentivar desenvolvedoras a criarem versões de seus apps para tablets e telas grandes, destacando os que funcionam bem nestes formatos.

Por fim, uma boa notícia para o público brasileiro: o Google pretende começar a aceitar pagamentos em Pix para quem quiser comprar jogos e aplicativos.

Com informações: 9to5Google, TheSpAndroid

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados