A Polaroid tem um novo dono bastante interessado em câmeras instantâneas
A Polaroid foi fundada há oitenta anos e mudou de dono várias vezes, à medida que perdia espaço para a fotografia digital. Desta vez, ela foi parar nas mãos de um investidor bem interessado em câmeras instantâneas — é uma aquisição que faz todo o sentido.
O investidor polonês Wiaczeslaw (Slava) Smolokowski é acionista majoritário da Impossible Project, empresa fundada após a Polaroid anunciar que deixaria de fabricar filme instantâneo para suas câmeras. Em 2008, eles compraram a última fábrica especializada nisso.
Ao longo dos anos, a empresa fez uma parceria com a Polaroid para relançar as clássicas SX-70, Spectra e 600, além de criar uma câmera própria. A Impossible I-1 se conecta via Bluetooth a um app de smartphone para ajustar a abertura e a velocidade do obturador, configurar um timer, usar disparo remoto, entre outros. Ela imprime em filme instantâneo, é claro.
Este mês, Smolokowski anunciou a aquisição da PLR IP Holdings, LLC, dona da marca Polaroid. Ou seja, depois de muitos anos de parceria, ela estará mais unida do que nunca com a Impossible Project. (O valor da transação não foi revelado.)
A Polaroid foi fundada em 1937, estreando com óculos de sol polarizados. Em 1948, ela apresentou sua primeira câmera instantânea.
Após décadas de sucesso, a empresa não se adaptou à fotografia digital e pediu proteção contra falência em 2001. A Petters Group Worldwide comprou a marca em 2005, mas a empresa pediu proteção contra falência de novo em 2008; seu dono, Tom Petters, foi investigado em um caso de pirâmide financeira e condenado a cinquenta anos de prisão.
Em 2009, após uma disputa judicial, a Polaroid foi adquirida por duas companhias privadas. Elas não conseguiram lidar com a dívida milionária da empresa, e a repassaram em 2014 para a rica família americana Pohlad. E, agora, o polonês Smolokowski adquiriu 100% das ações.
Em comunicado, a Polaroid diz que sua sede permanecerá em Minnetonka, Minnesota (EUA). Ela mantém filiais em Nova York e Hong Kong, e planeja abrir escritórios em mais países.
Com informações: DPReview.