Reino Unido inicia testes de app para monitorar casos de COVID-19
App do Reino Unido para monitorar COVID-19 (novo coronavírus) não utilizará tecnologia desenvolvida por Apple e Google
App do Reino Unido para monitorar COVID-19 (novo coronavírus) não utilizará tecnologia desenvolvida por Apple e Google
O app para monitorar casos da COVID-19 (novo coronavírus) do Reino Unido está mais próximo de se tornar realidade. As autoridades britânicas anunciaram, nesta segunda-feira (4), uma nova fase no desenvolvimento do aplicativo do Sistema Nacional de Saúde (NHS), que começará a ser testado a partir dessa semana na Ilha de Wight.
O aplicativo do Reino Unido está em desenvolvimento desde março. Assim como em outros países, o app será voluntário e utilizará conexões Bluetooth para monitorar outras pessoas nas redondezas para verificar se há alguém que testou positivo para a doença, mas deixará a tecnologia desenvolvida pela Apple e Google de lado.
A próxima etapa no desenvolvimento do aplicativo começa nesta semana e não tem data marcada para terminar. De acordo com as autoridades do Reino Unido, os testes serão realizados, inicialmente, na Ilha de Wight. A expectativa é de que o app esteja disponível em outras regiões do país até o fim de mês.
Outros países europeus anunciaram seus próprios aplicativos para monitorar a COVID-19. É o caso de França e Alemanha, que revelaram, em abril, seus planos para rastrear casos da doença e combatê-la com a ajuda da tecnologia.
A União Europeia também elaborou um guia para uniformizar o funcionamento desses aplicativos e preservar a privacidade dos usuários.
Com informações: BBC, CNET e TechCrunch