Samsung contrata um dos diretores da Siri para melhorar a Bixby
Segundo a Bloomberg, Samsung anunciou internamente a contratação de Murat Akbacak, líder do setor de Contexto e Conversação de IA da Siri
Segundo a Bloomberg, Samsung anunciou internamente a contratação de Murat Akbacak, líder do setor de Contexto e Conversação de IA da Siri
Meses após anunciar o Galaxy AI para seus celulares, a Samsung pode mudar seu foco para melhorar a Bixby, sua assistente virtual. Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, a sul-coreana contratou o chefe do setor de Contexto e Conversação de IA da Siri, Murat Akbacak. O jornalista afirma que Akbacak será o novo líder do setor de IA da Samsung.
A contratação de Murat Akbacak gera uma especulação até que óbvia: a Samsung quer melhorar a usabilidade da Bixby. Isso é um movimento natural não porque a Apple apresentou a Siri com IA generativa, mas porque o mercado segue esse caminho.
No ano passado, a Amazon apresentou seus planos de deixar a Alexa mais esperta. O Google também deve substituir o Assistant pelo Gemini. A popularização das IAs generativas já indicava que elas seriam usadas para melhorarem os assistentes de voz — ou matá-los, como foi o caso da Microsoft com a Cortana.
Gurman explica que a Samsung anunciou a contratação internamente nesta semana. Porém, no LinkedIn, Akbacak não atualizou o seu status profissional. É provável que ele esteja no período de “quarentena” de contrato, no qual cumprirá um período afastado das funções antes de iniciar os trabalhos na sul-coreana.
O jornalista ainda revela que a Samsung irá unir seus dois centros de pesquisa na América do Norte — que será liderado por Akbacak. No momento, a fabricante possui um escritório em Toronto (Canadá) e Mountain View (Califórnia, EUA).
Não foi revelado onde será a sede desse novo centro — e nem se os dois escritórios seguirão abertos. O mais lógico é acreditar que será em Mountain View, localizada no Vale do Silício. Porém, Toronto é conhecida como um polo de pesquisas em IA, sendo que algumas companhias criadas na cidade foram compradas por big techs americanas.
Com informações: Bloomberg, Android Headlines e SamMobile