Samsung libera no Brasil recurso do Galaxy Watch 6 para detectar problema cardíaco

Anvisa havia autorizado uso da funcionalidade nos smartwatches da Samsung; relógios Watch 5 e Watch 4 também receberão atualização

Felipe Freitas
Por
Galaxy Watch 6 (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Galaxy Watch 6 será primeiro relógio da Samsung com aviso de arritmia cardíaca (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Samsung começou nesta semana a liberar a atualização do recurso Notificação de Frequência Cardíaca Irregular (IHRN). A funcionalidade permite que os Galaxy Watch compatíveis identifiquem e informem ao usuário casos de arritmia — quando os batimentos cardíacos ficam irregulares. O Galaxy Watch 6 será o primeiro smartwatch a receber o recurso.

O Galaxy Watch 5 e Watch 4 também estão recebendo a funcionalidade de notificação de arritmia — as atualizações foram lançadas pouco depois do anúncio para o Watch 6. Como informou a Samsung, apenas dispositivos compatíveis com o sistema operacional One UI 5 Watch, usado nos smartwatches, e com o sensor BioActive terão a capacidade de usar o recurso.

A Anvisa liberou a funcionalidade no início de setembro. A Notificação de Frequência Cardíaca Irregular é conhecida também pela sua sigla em inglês: IHRN.

O Samsung Galaxy Watch 5 é um relógio com Super AMOLED (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy Watch 5 (foto) e Watch 4 também terão suporte para o IHRN (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

IHRN funciona em conjunto com outros recursos de saúde

O IHRN opera em conjunto com os recursos de monitoração de pressão arterial e eletrocardiograma (ECG). A nova funcionalidade atua em segundo plano, sem precisar que o usuário ative-o manualmente. Ressaltando o que a Samsung escreveu no seu comunicado, o IHRN não identifica ataques cardíacos. Caso o usuário receba uma notificação de arritmia, é recomendado que ele entre em contato com um médico.

Para instalar o recurso no Galaxy Watch, seja o 6, 5 ou 4, o usuário precisa abrir o aplicativo Samsung Health Monitor em seu smartphone.

Futura “parceria” entre Galaxy Watch e Galaxy Ring

Fica difícil falar sobre o novo recurso sem citar o Galaxy Ring, futuro anel inteligente da Samsung. O próximo vestível da sul-coreana deve chegar em janeiro de 2024, no mesmo evento de apresentação do Galaxy S24.

O smart ring será mais um dispositivo capaz de monitorar dados de saúde, complementando as medições do Galaxy Watch. Uma combinação entre os dois vestíveis pode fornecer dados de saúde mais precisos.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados