Só a Starlink atende regras do MEC para internet nas escolas

Ministério da Educação alterou especificação de velocidade mínima do programa para levar internet por satélite para 40 mil escolas

Felipe Freitas
Por
Antena Starlink (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Novas regras do MEC colocam Starlink como única empresa capaz de atender exigências de internet via satélite (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Starlink é a única companhia no Brasil capaz de atender às exigências do Ministério da Educação para levar internet via satélite a 40 mil colégios de regiões mais afastadas. As escolas fazem parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, cujo objetivo é levar internet para 138 mil instituições públicas de ensino. O MEC exige velocidade mínima de 50 Mb/s na maior parte do tempo.

A mudança de regra pelo Ministério da Educação foi realizada em agosto, um mês antes do lançamento do programa. No Brasil, nenhuma outra empresa de internet via satélite é capaz de oferecer essa velocidade. Até a estatal Telebras fica impossibilitada de participar da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.

Mínimo de 50 Mb/s

As novas regras editadas pelo MEC fazem, entre outras, duas exigências para as empresas candidatas : velocidade mínima geral de 50 Mb/s e de 1 Mb/s por aluno. Antes de agosto, esta última era a única exigência, o que possibilitava a participação de mais empresas.

Antena da Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)
Starlink pode atender exigência de velocidade mínima de 50 Mb/s (Imagem: divulgação/SpaceX)

Mesmo escolas com menos de 50 alunos terão uma velocidade de 50 Mb/s. Instituições com um número de estudantes superior a 50 precisam atender ao valor mínimo de 1 Mb/s. Se a escola possui 52 alunos, a velocidade média pode ser de 52 Mb/s, já que a média fica 1 Mb/s por aluno.

O valor de 1 Mb/s segue uma recomendação nacional, feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A velocidade mínima exigida pelo MEC é alta até mesmo para os padrões de internet via satélite, algo inerente desse tipo de conexão. O sinal pode ser ainda afetado pelas condições meteorológica. Em uma pesquisa divulgada pelo Minha Conexão, a Starlink bateu 73 Mb/s de velocidade média em junho.

Experiência no Reino Unido

No entanto, a geografia do Brasil não permite que o programa dependa completamente de internet por fibra, que é mais rápida e menos suscetível às intempéries. No Reino Unido, um programa similar ao brasileiro tem velocidade média de 100 Mb/s — pois a base é internet por fibra.

É fácil para eles, difícil para nós. Afinal, cabem pouco mais de seis “Reinos Unidos” dentro do estado do Amazonas, que necessita da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e de conexão via satélite para atender às instituições de ensino nas regiões afastadas.

Com informações: Estadão

Receba mais sobre Ministério da Educação na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados