SpaceX lança satélites de internet Starlink ao espaço pela 17ª vez

Lançamento levou 60 novos satélites ao espaço nesta quarta-feira (20); ao todo, Starlink tem quase mil espaçonaves em órbita

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
SpaceX lança satélites de internet Starlink ao espaço

SpaceX lança satélites de internet Starlink ao espaço (Imagem: Reprodução/SpaceX)

A Starlink fez seu 17º lançamento de satélites ao espaço nesta quarta-feira (20). A primeira missão do ano usou um foguete Falcon 9, que havia voado sete vezes anteriormente, e retornou com sucesso ao navio da SpaceX após conduzir as 60 novas espaçonaves à órbita terrestre.

O projeto – que pretende montar uma enorme rede provedora de internet de alta velocidade capaz de chegar a qualquer parte do planeta – já conta com quase mil satélites em órbita. A previsão é de que a Starlink tenha cerca de 30 mil satélites em sua constelação, no total.

A rede já opera em fase beta em algumas cidades no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Nos últimos meses, usuários da Starlink relataram velocidade de download superior a 120 Mb/s.

O lançamento desta quarta chamou a atenção pelo retorno bem-sucedido do Falcon 9, batendo um recorde no programa de reutilização de foguetes da empresa, mesmo em condições climáticas adversas. O Falcon 9 conseguiu voltar à sua base, o navio chamado de “Just Read the Instructions”, mesmo com ventos acima da janela de segurança definida previamente.

O feito indica que a SpaceX pode cogitar o aumento da tolerância para velocidades de vento nas zonas de pouso, o que poderia resultar em menos cancelamentos de lançamentos devido a fatores meteorológicos no futuro.

Astrônomos alertam para impactos da Starlink

A crescente constelação de satélites da Starlink em órbita baixa é motivo de preocupação para astrônomos. Os especialistas alertam para a interferência que as espaçonaves provocam em estudos espaciais, o que pode limitar descobertas científicas.

O problema persiste mesmo após soluções buscadas pela SpaceX para diminuir o brilho dos satélites, o que fez com que eles ficassem invisíveis a olho nu. Por meio de telescópios, porém, as naves continuam aparecendo e deixando rastros nas imagens.

De acordo com Elon Musk, a empresa irá trabalhar em medidas corretivas enquanto o serviço interferir nas descobertas astronômicas, até que esse impacto seja levado a zero.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados