Telebras oferece antenas de internet em São Sebastião (SP) após fortes chuvas

Ministério das Comunicações e Telebras vão oferecer antenas portáteis, com conexão via satélite de 20 Mb/s, às equipes de resgate no Litoral Norte de São Paulo

Bruno Gall De Blasi
Por
Antena T3SAT, da Telebras
Antena T3SAT, da Telebras (Imagem: Divulgação / Telebras)

Devido às fortes chuvas em São Sebastião, a Telebras vai enviar antenas portáteis de internet via satélite para a cidade do interior paulista. A iniciativa visa garantir dez equipamentos, cada um capaz de oferecer conexão de 20 Mb/s, para auxiliar a população afetada pelos temporais no Litoral Norte de São Paulo. A força-tarefa é fruto de uma aproximação entre a estatal e o Ministério das Comunicações.

A ação oferece um reforço às equipes de resgate após as enchentes e os deslizamentos ocasionados pelos temporais nas cidades paulistas. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, há 38 desaparecidos na região. Já um balanço da Defesa Civil informa que há 48 mortos, conforme apurado pelo G1.

O apoio será garantido através de Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT). De acordo com a empresa pública, esses equipamentos se conectam ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Assim, é possível acessar a internet sem precisar de uma antena 3G, 4G, 5G e demais tecnologias nas redondezas.

E a melhor parte é que tudo isso não ocupa muito espaço. Afinal, trata-se de apenas uma maleta, de 97 cm de altura e 82 cm de largura, que é acompanhada por uma antena com 76 cm de diâmetro. O dispositivo ainda possui bateria com duração de até oito horas e conta com uma antena de Wi-Fi embutida.

Antena da Telebras oferece 20 Mb/s de download

Através do equipamento, os usuários conseguem um link com 20 Mb/s de download e 2 Mb/s de upload, o necessário para realizar atividades mais urgentes. Segundo o ministro das comunicações, Juscelino Filho, o aparato vai garantir a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas.

“Estamos todos juntos nesta iniciativa que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar”, afirmou. “Comunicação, especialmente pela internet, também é um direito que devemos garantir.”

Ao todo, serão enviadas dez antenas portáteis à região, a começar por quatro equipamentos encaminhados à cidade já na terça-feira (21). A Telebras também disponibilizou dois engenheiros que darão suporte e treinamento às equipes em ação em São Sebastião (SP).

No fim de janeiro, o Ministério das Comunicações e a Telebras ofereceram os mesmos equipamentos à reserva Yanomami.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados