Pela primeira vez, o Twitter vai exigir que novas contas confirmem um endereço de e-mail ou número de celular após fazerem o cadastro. A rede social quer combater bots maliciosos e spam; é um passo rumo à verificação de perfil para todos os usuários.
“Esta é uma mudança importante para defender as pessoas que tentam tirar proveito de nossa natureza aberta”, diz o Twitter. Isso será implementado “ainda este ano”, tomando cuidado para não prejudicar quem esteja em um ambiente de alto risco, onde o anonimato é importante.
Além disso, algumas contas ficarão em modo somente-leitura se caírem no filtro de spam. Novos usuários serão impedidos de segui-las, para evitar que sejam expostos a conteúdo potencialmente mal-intencionado.
Este ano, o CEO Jack Dorsey reconheceu que o Twitter ajudou a espalhar informações erradas por meio de bots ou contas automatizadas. Por isso, a empresa adquiriu a startup de segurança Smyte para ajudar a combater spam online, abuso e fraude.
Além disso, o Twitter suspendeu contas populares — como @Dory, @GirlPosts e @memeprovider — que usavam táticas de spam para viralizar tweets. Elas tinham diferentes perfis no TweetDeck para automatizar curtidas e retweets.
O Twitter vem aperfeiçoando seus algoritmos de aprendizado de máquina para detectar bots maliciosos, antes mesmo que a conta seja denunciada. Em um ano, a rede social removeu 214% mais perfis que violam suas políticas de spam. Isso significa que talvez seu número de seguidores diminua um pouco.
No entanto, às vezes o Twitter pega pesado na limpeza, e acaba atingindo contas legítimas. Em fevereiro, centenas de pessoas foram temporariamente suspensas, e precisaram verificar um número de telefone para reverterem o bloqueio.
Com informações: Bloomberg.