Equipamentos compatíveis com USB 3.1 ainda são minoria no mercado, mas isso não impede a organização responsável pela tecnologia de desenvolver uma atualização: o USB 3.2 está vindo aí para trazer ainda mais velocidade na transferência de dados.

Enquanto o USB 3.1 trabalha com até 10 Gb/s (gigabits por segundo), o USB 3.2 deverá permitir até 20 Gb/s. Mas isso não quer dizer que a tecnologia passará por grandes mudanças técnicas. O novo limite de velocidade será possível, basicamente, graças à capacidade “multi lane” do USB, ou seja, ao uso simultâneo de múltiplas faixas de transmissão de dados.

Para ser mais preciso, o USB 3.2 poderá trabalhar com duas faixas de 5 Gb/s ou duas de 10 Gb/s. Os cabos desenvolvidos para conexões USB 3.1 poderão ser usados com a nova versão, inclusive alcançando a velocidade desta — de acordo com o USB 3.0 Promoter Group, os cabos com certificação SuperSpeed USB e SuperSpeed USB 10 Gbps foram projetados para suportar o desempenho das novas gerações do padrão.

USB-C

Como as mudanças técnicas não são extensas, em muitos casos, será possível fazer equipamentos com USB 3.1 serem compatíveis com o USB 3.2 a partir de uma atualização de firmware. O padrão de conexão não mudará: a nova especificação está sendo preparada para trabalhar com o conector USB-C. Também haverá compatibilidade com versões anteriores do USB.

A atualização permitirá ao USB diminuir a sua desvantagem em relação ao Thunderbolt no quesito velocidade: teoricamente, este último suporta até 40 Gb/s na versão 3. Isso fará o USB 3.2 ser interessante, por exemplo, para transmitir grandes volumes de dados rapidamente para um HD externo ou outro dispositivo de armazenamento compatível.

É verdade que um número reduzido de usuários precisa de velocidades tão altas. Isso faz muita gente questionar a necessidade de atualização. De qualquer forma, o USB 3.2 não será disponibilizado prontamente. As especificações da nova versão ainda estão sendo desenvolvidas. Os detalhes só serão apresentados no evento USB Developer Days 2017, a ser realizado em setembro.

Após a finalização do padrão, os primeiros dispositivos compatíveis levarão de 12 a 18 meses para chegar ao mercado.

Com informações: The Verge

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.