Usuário baixa Ubuntu Linux via torrent e é acusado de pirataria
Operadora Comcast envia aviso de violação de direitos autorais a usuário que baixou Ubuntu pelo BitTorrent oficial da Canonical
Um usuário recebeu um aviso de quebra de direitos autorais por baixar o Ubuntu, feito com base no Linux. A Canonical oferece o sistema operacional para download direto ou via BitTorrent; o OS tem código aberto e pode ser obtido de graça. No entanto, uma firma digital anti-pirataria acionou a operadora americana Comcast para comunicar uma suposta violação de copyright.
Comcast: “Cliente usou IP para violar direitos autorais”
A queixa veio da empresa OpSec Security, da Alemanha. A Xfinity, braço de serviços de internet da Comcast, notificou o usuário nos EUA, afirmando que o dono dos direitos autorais cruzou o endereço de IP do cliente com a instalação de conteúdo “pirateado” – no caso, o torrent do Ubuntu. “Nós recebemos uma notificação do proprietário [dos direitos autorais] sobre uma violação durante ou pelo uso do seu serviço de internet Xfinity”, disse a empresa.
No Reddit, o post de NateNate60 — usuário que recebeu a advertência — tem mais de 8 mil upvotes. O título expressa bem a confusão que isso gerou: “Aviso de violação de direitos autorais do provedor por baixar… Linux? Isso é algum tipo de piada?”.
Usuário pode ter conta suspensa com mais advertências
A Comcast não confundiu o arquivo baixado, pois uma busca no Google pelo hash — sequência única de números e letras que identificam o torrent — leva ao tracker do Ubuntu.
A empresa adverte, na nota, que pode cortar os serviços de internet de NateNate60 caso ele baixe mais conteúdos que potencialmente violem direitos autorais. Apesar do erro óbvio nessa notificação, o acúmulo de advertências desse tipo pode levar ao banimento da conta de clientes.
Um comentário no post de NateNate60 alerta que provedores americanos geralmente suspendem contas após terceiro aviso. A página sobre violação de direitos autorais da Xfinity não esclarece qual a política de tolerância para o número de ofensas cometidas. “Nós reservamos o direito de levar a conta de um cliente ao próximo passo da nossa política [suspensão] após recebermos múltiplas notificações de violação de direitos autorais no mesmo mês”, diz o site da empresa.
Mas o autor da postagem disse que não deve contatar o time da Comcast sobre a violação: “Eu realmente não quero arriscar de cortarem meu acesso à internet por essa coisa estúpida, então eu só vou ignorar o aviso”.
Com informações: TorrentFreak.