ViraTexto é um chatbot de WhatsApp que converte áudios em texto
Ferramenta gratuita transcreve áudios no WhatsApp; ViraTexto converte mensagens de voz ao encaminhar as mídias para o chatbot
Ferramenta gratuita transcreve áudios no WhatsApp; ViraTexto converte mensagens de voz ao encaminhar as mídias para o chatbot
Convenhamos: nem sempre é um bom momento para ouvir mensagens de voz no WhatsApp. Pensando nisso, a Take Blip anunciou, nesta terça-feira (30), o ViraTexto, um chatbot para transcrever os áudios recebidos no mensageiro. O recurso já está disponível aos usuários e pode ser utilizado gratuitamente no app de mensagens.
A nova ferramenta é uma solução para pessoas surdas, deficientes auditivos e quem recebe áudios longos, está ocupado ou está em algum lugar barulhento, por exemplo. Através dela, os usuários podem converter as mensagens de voz em texto. Em seguida, é só ler o conteúdo sem a necessidade de reproduzir a mídia.
A conversão é realizada de forma automática. Segundo Take Blip, “nenhuma pessoa precisa escutar os áudios durante o processo de transcrição”. A empresa ainda informa que todos os dados são criptografados, tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança.
“Levamos a sério o cumprimento das legislações aplicáveis, a exemplo da LGPD”, disse Milton Stiilpen, diretor de pesquisa e inovação Take Blip. “Antes de utilizar o contato inteligente, o usuário tem acesso ao Termo de Uso, um documento com linguagem simples que contém todas as informações do tratamento dos dados.”
O uso da ferramenta é simples e gratuito. Primeiro, basta salvar o número (31) 97228-0540 na sua agenda e enviar um simples “Oi” ao contato. Depois, o usuário só precisa ler a política de privacidade e seguir as demais instruções informadas na conversa para ter acesso à ferramenta.
Ao finalizar o processo de configuração, você só precisa encaminhar os áudios recebidos ao chatbot. A transcrição aparecerá na sequência, com o conteúdo da mensagem de voz. Mas é importante alertar que a ferramenta só converte mídias de até 4 minutos.
Em nota à imprensa, a companhia afirmou que “não sabe por quanto tempo o recurso ficará disponível”. Mas espera-se que mais de 50 mil áudios sejam transcritos nas próximas semanas. “Cerca de 150 mil pessoas serão impactadas pelo ViraTexto”, afirmaram.
A novidade da Take Blip é bem interessante. Assim que conheci a ferramenta, lembrei logo da dificuldade que tenho ao ouvir áudios no metrô quando estou sem fones de ouvido. O recurso, portanto, tem potencial para ajudar em inúmeras situações, especialmente quando alguém manda podcasts em formato de mensagens de voz.
Porém, a solução já existe no Telegram há muito tempo. Em 2017, o nosso editor Felipe Ventura até comentou que o WhatsApp deveria ter o recurso para transcrever mensagens de voz proporcionado pelos bots da plataforma. Entre eles, está o Transcriber Bot, que oferece suporte ao português do Brasil.
O Telegram também oferece o recurso de maneira nativa. A ferramenta, todavia, está limitada aos assinantes do Premium, modelo de assinatura liberado aos usuários em junho. Para assinar, as mensalidades começam em R$ 12,49 e variam de acordo com a plataforma.