Vivo leva 5G na frequência de 3,5 GHz para cidades do interior
Clientes da Vivo de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Londrina (PR) e outras cidades já podem explorar a conexão 5G operada na frequência de 3,5 GHz
Clientes da Vivo de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Londrina (PR) e outras cidades já podem explorar a conexão 5G operada na frequência de 3,5 GHz
A Vivo passou a ofertar a frequência de 3,5 GHz a mais municípios do Brasil. Nesta terça-feira (24), a operadora informou que os usuários poderão aproveitar o 5G com mais velocidade graças à faixa liberada para clientes de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Londrina (PR) e outras cidades. Para utilizar a conexão, basta ter um dispositivo compatível com a tecnologia.
O anúncio dessa semana dá sequência à liberação do aspecto necessário para explorar todo o potencial do padrão. Assim, será possível se conectar tanto ao 5G SA, também conhecido popularmente como “5G puro”, e o 5G NSA.
A operadora também oferece o 5G DSS na mesma frequência do 4G (2,3 GHz), que não garante uma velocidade lá impressionante.
Com a ampliação, a Vivo garante que clientes de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR) possam aproveitar uma conexão mais rápida em seus celulares.
“A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G”, anunciaram em um comunicado à imprensa. “Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.”
A liberação permite que os usuários de cidades do interior tenham acesso à internet via 5G. Esta fase da expansão, que segue o o cronograma estabelecido pelo Gaispi/Anatel para as localidades com mais de 500 mil habitantes, dá sequência à disponibilização da frequência de 3,5 GHz às capitais.
De acordo com a Vivo, todos os clientes terão acesso à novidade, desde que estejam dentro da área de cobertura. Também é preciso ter um equipamento compatível.
Confira os bairros que já são atendidos pela frequência:
Atualmente, todas as capitais do Brasil, incluindo o Brasília (DF), já contam com a conexão 5G completo.