Vivo leva 5G na frequência de 3,5 GHz para cidades do interior

Clientes da Vivo de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Londrina (PR) e outras cidades já podem explorar a conexão 5G operada na frequência de 3,5 GHz

Bruno Gall De Blasi
Por
Celular com logo da Vivo
Vivo (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Vivo passou a ofertar a frequência de 3,5 GHz a mais municípios do Brasil. Nesta terça-feira (24), a operadora informou que os usuários poderão aproveitar o 5G com mais velocidade graças à faixa liberada para clientes de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Londrina (PR) e outras cidades. Para utilizar a conexão, basta ter um dispositivo compatível com a tecnologia.

O anúncio dessa semana dá sequência à liberação do aspecto necessário para explorar todo o potencial do padrão. Assim, será possível se conectar tanto ao 5G SA, também conhecido popularmente como “5G puro”, e o 5G NSA.

A operadora também oferece o 5G DSS na mesma frequência do 4G (2,3 GHz), que não garante uma velocidade lá impressionante.

Com a ampliação, a Vivo garante que clientes de Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR) possam aproveitar uma conexão mais rápida em seus celulares.

“A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G”, anunciaram em um comunicado à imprensa. “Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.”

Vivo já liberou a frequência para todas as capitais

A liberação permite que os usuários de cidades do interior tenham acesso à internet via 5G. Esta fase da expansão, que segue o o cronograma estabelecido pelo Gaispi/Anatel para as localidades com mais de 500 mil habitantes, dá sequência à disponibilização da frequência de 3,5 GHz às capitais.

De acordo com a Vivo, todos os clientes terão acesso à novidade, desde que estejam dentro da área de cobertura. Também é preciso ter um equipamento compatível.

Confira os bairros que já são atendidos pela frequência:

  • Ananindeua (PA): Águas Lindas, Coqueiro, Guanabara e Levilândia;
  • Aparecida de Goiânia (GO): American Park, Cardoso, Centro, Itapuã, Jardim das Acácias, Jardim Bela Vista, Jardim Buriti Sereno, Jardim Luz, Parque Primavera, Recanto dos Emboabas, Setor dos Afonsos, Setor Garavelo, Sítios Santa Luzia e Vila São Tomaz;
  • Caxias do Sul (RS): Centro, Cidade Nova, Cinqüentenário, Cristo Redentor, Exposição, Jardim América, Kayser, Lourdes, Marechal Floriano, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Panazzolo, Rio Branco, Santa Catarina, São Ciro e São Pelegrino;
  • Jaboatão dos Guararapes (PE): Cajueiro Seco, Cavaleiro, Centro, Guararapes, Jardim Jordão, Piedade, Prazeres e Socorro;
  • Joinville (SC): Anita Garibaldi, Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Comasa, Glória, Pirabeiraba e Santo Antônio;
  • Londrina (PR):  Centro, Conjunto Santa Rita 7, Gleba Fazenda Palhano, Itamarati, Jardim Higienópolis, Judith, Larsen, Ouro Branco, Sabará I e Zona Rural.

Atualmente, todas as capitais do Brasil, incluindo o Brasília (DF), já contam com a conexão 5G completo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados