Vivo libera 5G na frequência de 3,5 GHz em mais capitais sem custo adicional

5G Standalone (SA) depende de celular compatível para funcionar; rede da Vivo está disponível a todos clientes da operadora

Bruno Gall De Blasi
Por
Celular com logo da Vivo

Vivo aplicou uma baita melhoria no seu 5G em mais cidades do Brasil, além de Brasília. A operadora disponibilizou, nesta sexta-feira (29), a rede de quinta geração na frequência de 3,5 GHz já está disponível para clientes de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). E tudo isso sem cobranças adicionais.

A liberação dá sequência à expansão do 5G no Brasil. Dessa vez, o serviço chegou às capitais de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, após a liberação em Brasília (DF). A operadora, vale lembrar, já oferecia o 5G DSS sob a frequência de 2,3 GHz – a mesma do 4G e que não é tão rápido assim – em outras cidades do país.

A disponibilidade chega aos consumidores com a promessa de agilizar o serviço de internet móvel da operadora. Segundo a Vivo, inicialmente, os clientes terão uma navegação “ainda mais veloz” e uma experiência otimizada no uso e consumo de conteúdos multimídia. “Com o 5G, a experiência de velocidade do usuário será até 10 vezes mais rápida que o 4G, além da redução no tempo de latência”, ressaltaram. 

Segundo o vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo, Márcio Fabbris, “a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade”. Mas este benefício vai além do consumo de conteúdos na internet. O executivo ainda aponta que a novidade abre “espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial”.

A operadora também frisou que a sua infraestrutura está pronta para ativar o 5G em outras capitais do Brasil.

5G SA do iPhone 12 (foto) e iPhone 13 depende de atualização da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)
5G SA do iPhone 12 (foto) e iPhone 13 depende de atualização da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

5G da Vivo não terá cobrança extra

Mas, claro, tudo isso depende de alguns fatores. Em primeiro lugar, é preciso ter um aparelho compatível o 5G. Em um site da companhia para o público de Belo Horizonte (MG), há uma lista que destaca os seguintes smartphones:

  • Samsung: Galaxy S21 FE, Galaxy S21, Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3;
  • Apple: iPhone 13 e iPhone 12;
  • Motorola: Moto G200 e Edge 20.

Mas a lista traz modelos que não se conectam ao Standalone até o momento. É o caso dos celulares da Apple, que dependem de uma atualização para liberar o suporte ao 5G “puro”. Aqui no Tecnoblog, nós explicamos que existem várias combinações do 5G no Brasil, só que o seu celular pode ser incompatível com uma delas. 

Além do celular, a Vivo informa que “clientes com o chip 4G já tem acesso à ultravelocidade das redes 5G”. Todavia, para usar o 5G SA, é necessário realizar a troca de chip.

O site da operadora ainda especifica que “todos os planos da Vivo tem acesso à rede 5G e você não precisa trocar de plano para isso”. Todavia, ao clicar em “confira nossas ofertas”, fui redirecionado a uma página que oferece serviços na modalidade pós-paga. Felizmente, não será preciso pagar uma tarifa adicional para usar a novidade, ao contrário da TIM.

Tecnoblog entrou em contato com a operadora para saber se o 5G SA também está disponível para clientes pré e controle. Em nota, a prestadora informou que “o 5G da Vivo está disponível para todos os clientes da empresa”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados