WhatsApp deixará de rodar em celulares antigos com Android 4.0.4
WhatsApp recomenda celulares com Android 4.1 ou mais recente para manter o uso app; medida entrará em vigor ainda neste ano
WhatsApp recomenda celulares com Android 4.1 ou mais recente para manter o uso app; medida entrará em vigor ainda neste ano
O suporte do WhatsApp ao Android 4.0.4 e versões mais antigas chegará ao fim. A partir de novembro, o aplicativo de mensagens para o sistema do Google será compatível com Android 4.1 (Jelly Bean) ou mais recente. A mudança acontecerá depois que o aplicativo de mensagens para iPhone deixou de ser compatível com o iOS 9.
As informações estão disponíveis no site do WhatsApp. Os documentos em português acessados nesta quarta-feira (8) recomendam o uso de “aparelhos com sistema operacional Android 4.1 e posterior”. Mais adiante, na página sobre a compatibilidade do aplicativo para Android, a equipe do mensageiro alerta sobre o fim do suporte:
“A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, informaram.
O mensageiro também orienta a transferência da conta para um “aparelho compatível”. Caso os celulares utilizem a mesma plataforma (por exemplo, ambos com Android), é possível levar o histórico para o novo celular ao fazer um backup na nuvem e resgatá-lo no outro smartphone. Outra opção é exportar os chats para guardá-los no PC.
O encerramento do suporte ao Android 4.0.4 acontece poucos meses após o fim da compatibilidade ao iOS 9. Em março, a equipe do mensageiro passou a requisitar o iOS 10 ou versões mais recentes do sistema da Apple. Em consequência, o iPhone 4S, lançado em 2011, também deixou de ser compatível com o app de mensagens.
Naquela época, o site do WhatsApp ainda orientava o uso do Android 4.0.3 ou superior. Mas essa recomendação foi possivelmente alterada recentemente, como sugere uma página guardada em 25 de agosto (web.archive.org). “O WhatsApp não será mais compatível com celulares Android 4.0.4 e anteriores em 1º de novembro”, diziam.
Com informações: Gizmochina e WhatsApp (1, 2 e 3)