WhatsApp vai ganhar reações a mensagens como no Facebook e Instagram
Pistas de que WhatsApp terá reações a mensagens foram encontradas recentemente, mas não há data definida para recurso estrear
Se você alguma vez desejou que o WhatsApp permitisse reações a mensagens — de modo similar às reações do Facebook Messenger ou Instagram Direct, por exemplo —, saiba que esse recurso deve virar realidade em breve: há pistas de que uma função do tipo está sendo desenvolvida para o mensageiro.
- WhatsApp vai mudar política de privacidade no Brasil a pedido do Cade e MPF
- Como baixar as figurinhas da Netflix no WhatsApp
Não que esboçar reações seja uma tarefa impossível ou complicada atualmente. Você pode fazer isso simplesmente enviando emojis, figurinhas ou, ainda, expressões como “kkkkk” e “haha”.
O problema é que qualquer uma dessas ações corresponde a uma nova mensagem. Talvez seja mais cômodo ou até mais envolvente manifestar reações diretamente sobre interações específicas — não é por acaso que vários serviços de mensagens funcionam assim (Twitter, Instagram, Discord e por aí vai).
Reações no WhatsApp: como e quando?
É o que todo mundo gostaria de saber. Por enquanto, não há nenhum anúncio oficial sobre o assunto. Os sinais de que o WhatsApp está trabalhando em reações foram descobertos pelo WABetainfo, que aponta que o recurso deve ser liberado em alguma versão beta do aplicativo, embora não se saiba quando.
O veículo também aponta que as reações estão em fase inicial de desenvolvimento, o que explica a ausência de capturas de tela que mostram as reações sendo aplicadas.
Em contrapartida, o WABetainfo obteve uma captura que exibe um aviso de que o usuário recebeu uma reação, mas precisa atualizar o seu aplicativo do WhatsApp para visualizá-la em seu dispositivo.
A captura de tela foi registrada em um celular Android, mas é bastante provável que as reações também apareçam nas versões para iPhone e desktop do WhatsApp.
Essa não é uma funcionalidade essencial ou que irá mudar a vida de alguém, mas, pela comodidade, será bem-vinda.
Como já dito, não há informação sobre quando isso acontecerá, mas, como o recurso está em fase inicial de desenvolvimento, não devemos esperar por novidades a respeito em um futuro próximo.
Leia | Como desativar ou limitar reações em Canais do WhatsApp