WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta quarta-feira (09)

Usuários reportam que WhatsApp caiu e Instagram não carrega; Facebook também apresenta lentidão – empresa reconhece instabilidade

Ana Marques
Por
• Atualizado há 7 meses
Instagram, Facebook e WhatsApp (Imagem: Tecnoblog)
Instagram, Facebook e WhatsApp (Imagem: Tecnoblog)

Uma instabilidade nos serviços do Facebook parece ter atingido o WhatsApp, o Instagram e o aplicativo principal da rede social. No Twitter, usuários dos aplicativos reportam lentidão e dificuldade para enviar mensagens. De acordo com os relatos, as plataformas ficaram fora do ar no início da noite desta quarta-feira (09).

WhatsApp caiu? Usuários reportam problemas para enviar mensagens

De acordo com o DownDetector, site que monitora os principais serviços online, o pico de reclamações começa a subir por volta das 19h15. Os comentários indicam que o Instagram não carrega o feed e não deixa postar Stories. No Facebook, a instabilidade também foi sentida por diversos usuários. Já quem usa o WhatsApp não consegue enviar ou receber mensagens.

WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar (Imagem: Reprodução/DownDetector)

WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar (Imagem: Reprodução/DownDetector)

O mapa de falhas mostra que a maioria dos relatos vêm de São Paulo, com outros espalhados por outros estados, como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Outros focos podem ser vistos fora do Brasil, em países da América Latina, como Chile, Uruguai e Argentina.

Usuários reportam instabilidade nos serviços do facebook (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Usuários reportam instabilidade nos serviços do Facebook (Imagem: Reprodução/DownDetector)

O problema não atinge todos os usuários, mas parece acontecer tanto na web quanto nos aplicativos para dispositivos móveis. Em nossos testes, foi possível trocar mensagens no WhatsApp normalmente, mas o Instagram apresentou dificuldade para atualizar Stories.

O site do facebook para desenvolvedores reportava uma falha de API que pode causar interrupções no serviço.

[Atualizado] Facebook afirma ter corrigido falha

Procurado pelo Tecnoblog, o Facebook afirmou que o problema ocorreu devido a um ajuste de configuração. Você pode conferir a nota completa a seguir:

“Hoje, um ajuste de configuração de rede fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar as tecnologias do Facebook. Resolvemos a questão rapidamente e pedimos desculpas pelo inconveniente.”

*Texto atualizado em 09/06/2021 às 22h15 para incluir a nota do Facebook

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados