WhatsApp ganha função que compartilha sua localização em tempo real

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 mês
WhatsApp - Localização Atual

Depois de alguns meses de testes, o WhatsApp oficializou, nesta terça-feira (17), a função Localização Atual. Com ela, você pode informar rapidamente a um contato específico ou a um grupo a sua localização geográfica em tempo real.

O recurso é útil, por exemplo, para que você possa informar com precisão o local que uma pessoa deve te encontrar, para provar aos seus amigos que você realmente está atrasado por conta do trânsito ou até para avisar que você chegou em segurança em casa.

Atualmente, o WhatsApp permite que você informe a sua localização em um mapa clicando no ícone do clipe no campo de mensagem. Mas, depois que isso é feito, a sua posição não é atualizada. O grande diferencial do novo recurso é permitir que o contato ou grupo acompanhe a localização em tempo pelo período que você definir.

Há três opções de períodos e todas podem ser interrompidas antes de expirar: 15 minutos, 60 minutos ou 8 horas. É só escolher uma no momento do compartilhamento e clicar em Enviar. A localização aparecerá em um mapa posicionado no chat. Se outras pessoas também enviarem localizações, todas aparecerão dentro do mesmo mapa.

Assim como as mensagens, as informações sobre localização recebem criptografia ponta a ponta. Na primeira vez que a função for usada, o WhatsApp poderá pedir permissão para acessar o recurso de localização do smartphone.

Embora tenha sido anunciada hoje, a nova função levará algumas semanas para chegar a todos os usuários. Se você ainda não a tem, precisa apenas aguardar, portanto. O recurso funciona tanto no Android quanto no iOS.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados