WhatsApp: novo design pode excluir botões de ação flutuantes no app

Versão beta mostra layout reformulado para a aba Atualização com os botões para publicações de Status em uma nova seção. Veja como ficará a mudança

Lupa Charleaux
Por
Logotipo do WhatsApp
Mudança visual do WhatsApp visa deixar a publicação de Status mais intuitiva (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp passou por várias mudanças e ganhou diversos recursos em 2023. A expectativa é que a Meta continue aprimorando o app ao longo de 2024. Um exemplo disso é uma mudança no visual que deve eliminar alguns botões de ação flutuantes.

Conforme o WABetaInfo, a recente versão beta do WhatsApp para Android (2.23.26.13) trouxe um novo design para a guia Atualização. Em especial, os botões flutuantes de câmera e lápis para criação de Status foram movidos para a seção dedicada à função.

Antigo visual da aba Atualização (à esquerda) e layout atualizado para o Status (à direita)
Antigo visual da aba Atualização (à esquerda) e layout atualizado para o Status (à direita) (Imagem: Reprodução/PhoneArena/WABetaInfo)

O novo visual da guia Atualização do WhatsApp deve deixar o compartilhamento de imagens, vídeos, GIFs e texto mais intuitivo para os usuários. A mudança também acrescenta um ar mais moderno e organizado ao app.

Vale dizer que a inclusão dos Canais na aba Atualização fez os botões de ação flutuantes do Status perderem um pouco de sentido. Portanto, a mudança do design parece ser bem coerente.

De acordo com o WABetaInfo, alguns usuários da versão beta do WhatsApp também estão vendo outra opção de layout. Os atalhos para a publicação de Status foram movidos para o menu aberto ao tocar no ícone de três pontos no canto superior direito.

Aparentemente, a Meta está testando qual design é mais funcional para os usuários do WhatsApp. Até o momento, não há uma previsão de quando e qual versão do novo visual estará disponível para o público geral do comunicador.

ícone do WhatsApp e do WhatsApp Business no iPhone
WhatsApp recebeu diversos recursos e ferramentas em 2023 (Imagem: Victor Toledo/Tecnoblog)

As principais novidades do WhatsApp em 2023

A Meta atualizou o WhatsApp com uma série de novos recursos durante o ano de 2023. Um dos destaques foi a chegada das Comunidades ao Brasil em janeiro. O recurso permite a criação de grupos com até 5 mil membros. 

Outra grande novidade foi a estreia dos Canais em setembro. Conforme a big tech, mais de 500 milhões de pessoas usam a ferramenta para receber atualizações e notícias sobre assuntos diversos. Então, aqui fica o convite para conhecer os dois Canais do Tecnoblog no WhatsApp: 

Nos últimos meses, o WhatsApp também recebeu funções bem interessantes. Por exemplo, uso de duas contas no mesmo telefone, envio de imagens em alta resolução, senhas para proteção de bate-papos e opção de fixar mensagens em uma conversa.

Com informações: WABetaInfo e PhoneArena

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados